top of page

Psica 2025 celebra Dona Onete e anuncia line-up histórico em Belém

No Psica 2025, Belém não será apenas palco: será coração que dita o compasso da festa

Dona Onete
Imagem: Divulgação

O Festival Psica 2025 divulgou nesta terça-feira (9) seu line-up completo, reafirmando-se como uma das maiores vitrines da música brasileira e pan-amazônica. Entre os dias 12 e 14 de dezembro, as ruas da Cidade Velha e o Mangueirão, em Belém, receberão mais de 70 atrações sob o tema “O Retorno da Dourada”, em uma edição que terá como ápice a homenagem à mestra Dona Onete.



Aos 86 anos, a “diva do carimbó chamegado” será headliner do festival com o espetáculo inédito Quatro Contas, inspirado nos quatro elementos da natureza — água, fogo, terra e ar — que atravessam sua vida e obra. A escolha, segundo os diretores Jeft Dias e Gerson Dias, é um gesto de reconhecimento em vida: “Queremos colocar Dona Onete no lugar de destaque que merece, perguntar qual é o show que ela sonha fazer e realizar esse sonho no palco”, disse Jeft.


O anúncio reforça o caráter plural do Psica, que une lendas da música a novas vozes. O line-up inclui nomes históricos como Martinho da Vila e Jorge Aragão (com o clássico Canta Canta Minha Gente), a celebração de 30 anos de Da Lama ao Caos pela Nação Zumbi, além do reggae de Edson Gomes. Da nova geração, brilham artistas como Luedji Luna, Urias, Mateus Fazeno Rock (com Fernando Catatau e Mumutante) e a rapper AJULIACOSTA.


O festival também abre espaço para atrações internacionais, como o colombiano Armando Hernández, ícone da cumbia, o trio japonês The 5.6.7.8’s (eternizado na trilha de Kill Bill), a caribenha Maleïka e o percussionista franco-martiniquense Boris Percus. Da cena paraense, marcam presença Viviane Batidão, Carol Lyne, Manga Verde, Cravo Carbono, além das tradicionais aparelhagens de tecnobrega, como a Carabao.



Mais que um festival, o Psica se tornou um território de encontros: entre mestres e novatos, gêneros populares e experimentais, Brasil e mundo. Ao colocar Dona Onete no centro da programação, o evento traduz em gesto artístico e político sua missão de valorizar a cultura em vida e projetar a Amazônia como pulsação global.


Os ingressos já estão disponíveis pelo site Ingresse, com valores entre R$ 125 e R$ 250.


No Psica 2025, Belém não será apenas palco: será coração que dita o compasso da festa.



bottom of page