'O Ritmo de Gil' é um deleite para cultura e história da música brasileira

Admire ainda mais Gilberto Gil ao visitar o belo site 'O Ritmo de Gil'

O cantor Gilberto Gil. Foto: Gerard Giaume/Divulgação

Gilberto Gil é um dos nomes mais geniais da música brasileira por compor ótimas músicas, discos espetaculares e misturar tão bem a MPB com Samba, Forró, Baião, Pop, Rock, Bossa Nova e Reggae de uma forma única e magistral devido à influência de músicos como João Gilberto, Luiz Gonzaga e Bob Marley na sua grandiosa carreira.


No dia 26 de junho de 2022 ele vai completar 80 anos em comemoração a isso o Google através da plataforma Google Arts & Culture prestou sua homenagem criando uma espécie de museu aberto e gratuito que conta a vida e a trajetória do músico brasileiro. O museu recebeu o nome de 'O Ritmo de Gil' e conta com 148 exposições, 146 histórias, mais de 41 mil imagens e documentos, além de 900 vídeos e gravações.

O site apresenta a vida de Gil em três partes: o músico, a inspiração e a alma como se fossem páginas de um livro pela sua facilidade de manusear e sua interatividade sem nenhuma censura.

Créditos da imagem: Google Arts & Culture (captura de ecrã)

Entre os fatos marcantes apresentados sobre Gil, estão o exílio na época da Ditadura Militar brasileira, a exploração bem feita do lado ativista ambiental e a sua nomeação como imortal da Academia Brasileira de Letras.


Além disso, há nele um disco inédito que foi engavetado e divulgado só agora. Ele era um disco de 9 músicas e voltado para o mercado musical dos Estados Unidos onde das músicas apenas uma é em português “Estrela (Star)”.


Podemos destacar em especial as músicas: “You Need Love”, “Somebody Like Me”, “Fill Up The Night With Music”, “Moon And Star Girl” e “Jump for Joy” que tem um belíssimo dueto com a excelente cantora Roberta Flack que se fosse lançado na época faria bastante sucesso. O disco é sensacional, cheio de referências ao Soul, R&B, Disco Music, Rock, Funk Americano e até mesmo ao Hip Hop pelos seus arranjos e melodias.

Ainda bem que essa preciosidade foi descoberta agora, pois o som das músicas é bem nítido, de qualidade boa, letras impactantes e sonoridade maravilhosa, digna da fabulosa discografia de Gil.


“O Ritmo de Gil” é um acervo lindo e completo sobre um gigante da música em exaltação, respeito, admiração e divulgação. Gil é dono de um legado incrível na arte. O museu online pode ser considerado a maior homenagem que o Google fez para um artista brasileiro vivo.


Acesse o site (clica aqui) com um sorriso no rosto e tenha um bom entretenimento, principalmente, se você for fã ou admirador do Gilberto Gil.


 

Nota do crítico: 10

 



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo