top of page

Friend Of A Friend mistura criatividade, influências e variações sonoras em Desire!

Visionários ou não, Friend Of A Friend faz parte daqueles grupos/artistas para se prestar atenção e que precisa sair da sombra do anonimato

Friend Of A Friend
Crédito: Ashleigh Dye

‘Friend Of A Friend’ é um título comum para muitas canções conhecidas. Foo Fighters tem uma canção chamada assim que foi gravada em 2005 (listada no álbum In Your Honour). Ou então, pegando outro exemplo de forma mais recente, é uma das músicas que estão presentes no disco Wall Of Eyes (2024) do grupo The Smile.

 


Entretanto, para essa resenha, estamos tratando do nome de um projeto musical composto pela dupla californiana Claire Molek e Jason Savsani. O duo surgiu no verão de 2020 e logo em 2022 lançava seu début intitulado Arms.

 

Em 2024, era a vez de chegar o segundo disco intitulado FACILITIES. Foi com esses dois trabalhos que alguns críticos de sites especializados de música começaram a caracterizar Molek e Savsani como um 'duo americano visionário'.

 

Muito da sonoridade da dupla se encaixa no Folk. Entretanto, o gênero ganha outras dimensões, explora territórios sonoros mais experimentais e distintos, consegue causar algumas surpresas no ouvinte por conta das mudanças e variações que algumas canções recebem.

 


‘FTV’ começa inserida dentro de um Folk discreto, mas em seguida muda sua sonoridade com vozes distorcidas entre um denso instrumental apoiado por bateria pesada. ‘Anna’ ousa caminhar por um contorno Indie-Rock com nuances psicodélicas. ‘oasis’ tem uma melodia acentuada por batida motorik, vocais tônicos e sintetizadores.

 

Sobra até tempo para um saudosismo Trip-Hop. Seria absurdo dizer que ‘gloria’ tem um sabor Portishead? Aqui, os vocais de Claire lembram Beth Gibbons e o instrumental se espelha bastante nas canções do grupo de Bristol. ‘beautiful ppl’ é conduzida por uma batida requebrada e faz da Eletrônica um bom recurso para a criatividade do duo.

 

‘moonlight’ se embola por uma parede sonora maciça e caótica condensada por efeitos, sintetizadores e vocais repetidos. ‘Hh 2’ traz o peso de um Indie Rock enfatizando a voz potente de Claire e guitarras distorcidas em mais uma canção que se finaliza de forma surpreendente.



Visionários ou não, Friend Of A Friend faz parte daqueles grupos/artistas para se prestar atenção e que precisa sair da sombra do anonimato. Desire! (2025) é uma das gratas surpresas do ano que merece uma conferida.

Veja o vídeo oficial de ‘oasis’:


 NOTA DO CRÍTICO: 8,0

bottom of page