top of page

Conheça a origem do dia mundial do livro, celebrado no dia 23 de abril.

Atualizado: 29 de ago. de 2022


Livraria 'El Ateneo Grand Splendid', em Buenos Aires na Argentina. Imagem Wikimedia.

Hoje, dia 23 de abril, se celebra o Dia Mundial do Livro e Direito de Autor, uma data importante para leitores, tradutores, editores e escritores do mundo todo para mostrar a importância da literatura como arte evidenciando importância da leitura na formação humana das pessoas, uma forma interativa de conscientizar e exaltar os benefícios da leitura na formação cultural de um indivíduo.


Antes de ser celebrada em 23 de abril, a data era comemorada em 05 de abril, no entanto, foi alterada para o dia de hoje, detalhe decidido na XXVIII Conferência Geral da Unesco, em 1995. Ela marca a data de falecimento de três renomados escritores da literatura mundial o espanhol Miguel de Cervantes (falecido em 23 de abril de 1616 aos 68 anos), o peruano Inca Garcilaso de la Vega (falecido em 23 de abril de 1616 aos 77 anos) e o inglês William Shakespeare (falecido em 23 de abril de 1616 aos 52 anos).


Já em relação ao direito do autor se refere a Convenção Universal, ocorrida em 1952, e a Convenção de Berna para Proteção das Obras Literárias e Artísticas, em 1986. Essas convenções foram fundamentais para que a UNESCO pudesse inserir o Direito do Autor como o Dia Mundial do Livro, pois os livros não existiriam sem seus escritores que ao redor do mundo mostram através de suas escritas as mais variadas visões, os mais variados sentimentos e as inúmeras reflexões nas mais diversas origens e idiomas. Com o direito de autor assegurado, eles podem, portanto, ter mais segurança em suas publicações.

Livraria Shakespeare and Company, em Paris na França (Foto: Getty Images)

Aqui no Teoria Cultural todos nós somos apaixonados por livros e temos o hábito da leitura a ponto de influenciar a todos a sua volta com o magnífico poder que ela possui.


Por isso, selecionamos alguns links para vocês onde vocês podem conferir algumas das várias postagens literárias que esse site fez de livros com o intuito de exaltar a importância da leitura e de promover a literatura: ela traz imaginação, conhecimento, sabedoria e acalanto para as nossas vidas.

___________________________________________________________________________________________









 

Em breve, mais postagens literárias serão publicadas aqui para vocês!


Feliz Dia Mundial do Livro!



39 visualizações0 comentário
bottom of page