Conheça a origem do dia mundial do livro, celebrado no dia 23 de abril.


Livraria 'El Ateneo Grand Splendid', em Buenos Aires na Argentina. Imagem Wikimedia.

Hoje, dia 23 de abril, se celebra o Dia Mundial do Livro e Direito de Autor, uma data importante para leitores, tradutores, editores e escritores do mundo todo para mostrar a importância da literatura como arte evidenciando importância da leitura na formação humana das pessoas, uma forma interativa de conscientizar e exaltar os benefícios da leitura na formação cultural de um indivíduo.


Antes de ser celebrada em 23 de abril, a data era comemorada em 05 de abril, no entanto, foi alterada para o dia de hoje, detalhe decidido na XXVIII Conferência Geral da Unesco, em 1995. Ela marca a data de falecimento de três renomados escritores da literatura mundial o espanhol Miguel de Cervantes (falecido em 23 de abril de 1616 aos 68 anos), o peruano Inca Garcilaso de la Vega (falecido em 23 de abril de 1616 aos 77 anos) e o inglês William Shakespeare (falecido em 23 de abril de 1616 aos 52 anos).


Já em relação ao direito do autor se refere a Convenção Universal, ocorrida em 1952, e a Convenção de Berna para Proteção das Obras Literárias e Artísticas, em 1986. Essas convenções foram fundamentais para que a UNESCO pudesse inserir o Direito do Autor como o Dia Mundial do Livro, pois os livros não existiriam sem seus escritores que ao redor do mundo mostram através de suas escritas as mais variadas visões, os mais variados sentimentos e as inúmeras reflexões nas mais diversas origens e idiomas. Com o direito de autor assegurado, eles podem, portanto, ter mais segurança em suas publicações.

Livraria Shakespeare and Company, em Paris na França (Foto: Getty Images)

Aqui no Teoria Cultural todos nós somos apaixonados por livros e temos o hábito da leitura a ponto de influenciar a todos a sua volta com o magnífico poder que ela possui.


Por isso, selecionamos alguns links para vocês onde vocês podem conferir algumas das várias postagens literárias que esse site fez de livros com o intuito de exaltar a importância da leitura e de promover a literatura: ela traz imaginação, conhecimento, sabedoria e acalanto para as nossas vidas.

___________________________________________________________________________________________


Dez livros para ler no dia mundial da poesia


'O homem que caiu na Terra', uma obra soberba que desenha um retrato fidedigno da nossa atualidade


A reflexiva viagem interplanetária de Pierre Boulle em 'O Planeta dos Macacos'


'Vidas Secas', o impactante romance sobre a seca nordestina do escritor Graciliano Ramos


A magistralidade de Gabriel García Márquez no livro 'Cem Anos de Solidão'


'Fahrenheit 451' uma distopia literária impactante e reflexiva escrita por Ray Bradbury


Willy Russel e o humor carismático do livro Caro Morrissey


Mark Lanegan, 'Sing Backwards and Weep Memórias', um fantasma sortudo que não morre

 

Em breve, mais postagens literárias serão publicadas aqui para vocês!


Feliz Dia Mundial do Livro!



16 visualizações0 comentário