Dez livros para ler na semana do Dia Mundial da Poesia
top of page

Dez livros para ler na semana do Dia Mundial da Poesia

Atualizado: 29 de ago. de 2022



A poesia é um gênero literário fascinante que conquista leitores ao redor do mundo por seus versos que nos fazem emocionar, sentir e refletir com seus textos que nos mostram o poder que suas palavras possuem, a força de descrever uma emoção, um momento, um pensamento ou um acontecimento que de certa forma impactou o poeta a ponto de registrar de forma literária o seu pensar e seu sentir.


O gênero literário existe desde a Antiguidade com nomes como o prestigiado poeta Homero(928 a.c. - 898a.c.) da Grécia Antiga, mas sua comemoração se tornou em 21 de março onde ela foi criada na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999 com a intenção de promover a leitura, escrita, publicação e ensino desse amado gênero literário pelo mundo.


Hoje trago 10 livros essenciais de poesia para vocês conhecerem, apreciarem e lerem o gênero literário para espalhar a poesia pelo mundo onde deixo como menção honrosa os livros "Livro dos Sonetos" de Vinicius de Moraes (1913- 1980) e "Sonetos" de William Shakespeare (1564- 1616) onde são igualmente obras excelentes de poesia em formato de soneto. Os dois são poetas muito bons. Isso também é uma maneira de homenagear o poeta amazonense Thiago de Mello (1926-2022) que possui uma grandiosa contribuição para a poesia e a literatura.


Confira a lista e Leiam os livros citados sem moderação!

 


Livros

"A Rosa do Povo" de Carlos Drummond de Andrade


Iniciando a lista temos um excelente livro do brilhante Carlos Drummond de Andrade (1902- 1987) que traz poemas que retratam um olhar brasileiro e critico com uma temática social que retrata a humanidade e a dor em poesias sociais onde reflete sobre o tempo onde foi escrito. Mundo vivia a Segunda Guerra Mundial, Drummond, atrelado a demonstrar sua sensibilidade para as coisas do mundo munido com muita profundidade, veracidade e clareza, retratou poeticamente as agonias que as pessoas sofriam naquela época, numa escrita fascinante e esplendorosa.


"Poesia Completa" de Maya Angelou


Nesse livro se encontra as melhores poesias da estadunidense Maya Angelou (1928- 2014) uma importante poetisa da literatura inglesa com poemas que abordam a temática antirracista de forma impactante que é influente até hoje para a cultura afroamericana ao mostrar a defesa dos direitos civis e pela igualdade, em uma abordagem forte que colocou seu nome registrado e reverenciado na literatura mundial com uma escrita espetacular.


"Caprichos & Relaxos" de Paulo Leminski


Nesse livro publicado originalmente em 1983, temos uma quantidade grandiosa de poesias escritas pelo magnífico poeta Paulo Leminski (1944- 1989) onde mostrou sua astúcia e inovação poética. A genialidade de Leminski foi de grande contribuição para literatura brasileira. Paulo eternizou a poesia marginal, embasada em diversas estruturas como versos e estrofes, abordando temas reflexivos e sentimentais, numa escrita única e fascinante.


"Poemas Escolhidos" de Mia Couto


Um dos grandes nomes da literatura africana e contemporânea, o autor de Moçambique é conhecido por romances e contos impactantes com alto teor poético como "Terra Sonâmbula" e "Na Berma de Nenhuma Estrada" respectivamente por de temas complexos e delicados. E nessa obra temos as poesias, que além de mostrar essas coisas, mostra a rica escrita de Mia Couto em canalizar um lirismo belíssimo cheio de versos que simplesmente sensibiliza a qualquer leitor com uma escrita muito boa.


"As Flores do Mal" de Charles Baudelaire


Nessa obra, o ilustre autor francês Charles Baudelaire (1821- 1867) apresenta de forma moderna e simbolista sua escrita, retratando temas impactantes que abordam a obra do poeta como a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio de forma extremamente provocativa, sensível e impactante. Seus versos e estrofes dissertam pelos temas através de uma escrita repleta de emoções. Genial!


"Mensagem" de Fernando Pessoa


Este foi o único livro de poemas em português publicado em vida pelo renomado autor Fernando Pessoa (1888- 1935) e inclui algumas das poesias mais intrigantes de sua autoria. Lançado um mês antes de seu falecimento em dezembro de 1934. O livro é uma homenagem poética que o autor fez para Portugal, sua pátria amada. Pessoa, deixou uma abordagem especial, profunda e emocionante, extremamente rica para gênero literário poético. Seus textos são cativantes e sensacionais.


"Cem Sonetos de Amor" de Pablo Neruda


Publicado em 1959, o livro exalta bem o lado romântico do magistral autor chileno Pablo Neruda (1904- 1973) ao retratar em sonetos poéticos de diversas formas os versos românticos dedicados e voltados para explicar os sentimentos que afloram os pensamentos em volta do amor em suas variadas formas e abordagens. Com isso Neruda transferiu para sua poesia, os sentimentos, razões e emoções da vida.


"Romanceiro da Inconfidência" de Cecilia Meireles


Publicado em 1953, a autora carioca Cecilia Meireles escreveu esse livro para apresentar em formato de poesia a história do estado de Minas Gerais que se passa desde os inícios da sua colonização no século XVII até o famoso episódio da Inconfidência Mineira, revolta ocorrida no fim do século XVIII em Vila Rica (hoje Ouro Preto) cidade onde acontecia grande exploração do ouro. O livro todo é bem humanístico, sensível e forte visando assumir o lado dos derrotados (transformados depois em heróis da Independência do Brasil) e de denunciar o sistema colonial brasileiro com uma escrita sensacional.


"Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto


Lançado em 1955, a obra do esplêndido autor pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) narra de forma poética o sofrimento enfrentado por Severino um nordestino do sertão que busca uma vida mais fácil e favorável na cidade de Recife que é a capital de Pernambuco. O livro é forte e emocionante ao retratar de maneira impactante e empática essa dura realidade, para mostrar a força e a sensibilidade nordestina em uma escrita que é simplesmente magnifica com versos que são maravilhosos.


"Meu quintal é maior do que o mundo" de Manoel de Barros


Encerrando essa espetacular lista, temos um livro que reuni de forma antológica poesias do sensacional poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916- 2014) que mostra e exalta bem seu lado ambientalista ao abordar com beleza, carinho, paixão e respeito pela natureza. Seus versos deixam eternizados a importância do meio ambiente para o planeta terra e aborda outros temas como, por exemplo, o amor com sua escrita que é tocante e emocionante.

 

46 visualizações0 comentário
bottom of page