top of page

Adolpho Veloso vence prêmio de Melhor Fotografia no Spirit Awards por Sonhos de Trem

Brasileiro é reconhecido por trabalho de fotografia em produção da Netflix

Adolpho Veloso vence prêmio de Melhor Fotografia no Spirit Awards por Sonhos de Trem
Imagem: Reprodução/Netflix

O cinematógrafo brasileiro Adolpho Veloso venceu o prêmio de Melhor Fotografia na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards pelo trabalho no longa Sonhos de Trem, produção da Netflix também indicada ao Oscar. A cerimônia aconteceu neste domingo.



Sonhos de Trem é uma adaptação da obra de Denis Johnson e acompanha a vida solitária de Robert Grainier no noroeste dos Estados Unidos no início do século XX. O personagem é interpretado por Joel Edgerton, que vive um trabalhador envolvido com a extração de madeira e a construção de ferrovias, enquanto observa as transformações do país ao seu redor.


A narrativa apresenta um breve período de estabilidade na vida de Robert quando ele se casa com Gladys, interpretada por Felicity Jones, e tem uma filha. Dois acontecimentos, no entanto, marcam o personagem de forma definitiva: presenciar um assassinato sem intervir e, ao retornar de uma jornada de trabalho, encontrar sua casa destruída por um incêndio, com o desaparecimento da família.



Dirigido por Clint Bentley, o filme acompanha as décadas seguintes da vida de Robert, agora um homem devastado, que reconstrói sua cabana no mesmo local e passa os anos em isolamento, espera e reflexão.


Sonhos de Trem está disponível no catálogo da Netflix.




bottom of page