top of page

Tarde da Noite Com o Diabo convida o espectador a fazer parte de um Talk Show 70’s bem obscuro

A estética 70’s do filme é bem construída. A narrativa captura perfeitamente um tempo do poder e da influência da TV sobre as pessoas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Muito comum no Cinema personagens que não mediram sacrifícios para a obtenção de sucesso e fama. Para isso acontecer, muitas vezes o personagem precisou realizar atos sórdidos/sujos ou até mesmo fazer um pacto diabólico. Um filme que explorou bem essa metáfora do ‘preço do sucesso’ foi 'Advogado do Diabo' (1997) do diretor Taylor Hackford.

 

Agora é a vez dos Irmãos Cairnes (Colin e Cameron) explorarem esse filão. Ambos são responsáveis pelo roteiro e pela direção de Em Tarde da Noite Com o Diabo (Late Night With The Devil, 2024), um filme que mistura diversos elementos para construir sua narrativa: Found Footage, ideias do clássico Terror setentista e até mesmo um formato de mocumentário* (mockumentary).

 


Jack Delroy (David Dastmalchian) é apresentador de um renomado Talk Show 70’s chamado Night Owls With Jack Delroy. Entretanto, com o passar do tempo, o programa vai perdendo pontos de audiência, Jack passa por um momento conturbado e também perde a esposa, então tem uma estranha ideia para voltar a ter sucesso: fazer um obscuro programa na noite de Halloween com convidados pra lá de especiais.

 

Para o evento, são chamadas diversas personalidades: o médium Christou (Fayssal Bazzi), o cético Carmichael Haig (Ian Bliss), a parapsicóloga June Ross-Mitchell (Laura Gordon) e Lilly D’Abo (Ingrid Torelli), a única sobrevivente de um suicídio coletivo de uma seita satânica.

 

Apesar de não ser longo, o filme não tem pressa em apresentar seu terror e entra numa espiral de tensão conforme os convidados aparecem. Exemplo é um dos personagens que precisa sair do programa após vomitar uma esquisita gosma preta em outro convidado. E isso é apenas o início.


A apreensão do filme reside exatamente aí: mesmo como espectador de uma obra de ficção parece que estamos conectados ao programa de TV de Jack e que a surpresa maior ainda está por vir.

 

Realmente a estética 70’s do filme é bem construída. A narrativa captura perfeitamente um tempo do poder e da influência da TV sobre as pessoas, sobretudo na forma de apresentadores tão influentes quanto Jack (um David Dastmalchian em boa performance). 



Imagem: Reprodução.

Sem apelar para exageros de banhos de sangue e vísceras espalhadas, os diretores conseguiram deixar o Terror impresso e muitas cenas criam um pavor no espectador, nos levando apreensivos até o final do filme, embora a conclusão possa soar dúbia para alguns espectadores. Coloque neste caso a parte da hipnose e da assustadora 'transformação' de Lilly em que a maquiagem consegue fazer o diferencial.

 

As inspirações e influências dos Irmãos Cairnes também não são poucas. Passando por clássicos como ‘O Exorcista’ (1973), o filme também faz analogias através de seus personagens. Carmichael Haig remete ao mágico e cético canadense James Randi que apareceu no programa “The Tonight Show” para desmascarar atividades paranormais e ilusionistas como Uri Geller.

 

'Tarde da Noite Com o Diabo' pega muitos elementos do terror do passado, entretanto soa único e até mesmo original ao unir um Talk Show com possessão (e outras surpresas). Além da narrativa assustadora e sufocante conforme os convidados se apresentam, também é capaz de confundir nossos sentidos a respeito do que é real/verdade ou mentira/ilusão dentro dos bastidores de um programa de TV.

 

* Um mocumentário é um formato de filme ou série de televisão ficcional apresentado a partir das características do documentário, com a função de entreter, divertir ou iludir o espectador. O termo vem da união das palavras inglesas "mock" (falso) + "documentary" (documentário).

Fonte da informação: wikipedia.

 

Tarde da Noite Com o Diabo

Late Night With the Devil


Ano: 2023

País: Austrália, EUA

Direção: Cameron Cairnes e Colin Cairnes

Roteiro: Cameron Cairnes e Colin Cairnes

Elenco: Georgina Torelli, Ingrid Torelli, Ian Bliss, David Dastmalchian

Classificação: 14 anos

Duração: 86 min


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

Trailer do filme:





64 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page