top of page

Richard Wright – Wet Dream (2023 Remix)

Agora, em 2023, o lendário disco de estreia solo de Wright foi completamente remixado pelo produtor Steven Wilson.

FOTO: DIVULGAÇÃO)


Lançado originalmente em 1978, Wet Dream tem uma sonoridade característica do que viria a ser apresentado nos anos seguintes na música. Para a gravação de seu álbum, Richard Wright contou com a colaboração de músicos de apoio que já haviam acompanhado o Pink Floyd por vários anos, incluindo o talentoso Mel Collins e o experiente guitarrista Snowy White. Agora, em 2023, o lendário disco de estreia solo de Wright foi completamente remixado pelo produtor Steven Wilson e lançado em plataformas de streaming e mídia física no dia 28 de julho de 2023, celebrando assim o que seria o 80º aniversário de Richard.


Além disso, o novo remix também incorpora duas passagens de música adicionais que foram previamente editadas no mix original. Wilson comentou: "Aqueles que escutarem o álbum pela primeira vez perceberão claramente a presença marcante do DNA de Richard que se entrelaça com o Pink Floyd. Seus padrões de ritmo únicos, distintos sons de teclado, estilo vocal, influências do jazz e forma de tocar são evidentes em toda a obra."



Em "Mediterranean C” – Faixa que inicia o disco, temos uma bela concepção de música instrumental. O único ponto fraco na música é o saxofone. A faixa seguinte é "Against the Odds". Não é a música do Phill Collins, mas é uma bela balada, com uma letra bem melancólica.



"Summer Elegy" é outra bela balada de piano, e aqui eu aproveito para lembrar a influência do Blues e do Jazz no trabalho musical de Wright, tanto no Pink Floyd, banda que o fez famoso mundialmente, como em seus discos solo. As guitarras de Snowy pontuam melodicamente a canção.


“Holiday” é uma bela canção sobre a insatisfação que ele estava sentindo em relação à banda. Já que em "Against the Odds" ele comenta que as coisas não iam bem em seu primeiro casamento. A quem quiser mais detalhes, convido a ler os sites de fofocas musicais na vastidão da internet. "Mad Yannis Dance" é outra baita música instrumental e uma das minhas favoritas do disco. Recomendo fortemente a audição.



"Drop In from the Top" Também é uma música instrumental, com um toque bem bacana de blues mais que não chega a ser. Além de um elemento psicodélico bem bacana que lembra os trabalhos iniciais do Pink Floyd. "Pink`s Song" é uma música cuja letra foi composta por sua primeira esposa, Juliette Gale. Pode ser uma visão dela sobre a banda e até a postura de seu então esposo no grupo, ou a letra pode ainda ser uma homenagem ao ex-companheiro, Syd Barrett. A interpretação fica a cargo de cada um.



"Funky Deux" é uma música com um traço soul-funk bem legal; seria interessante se Rick tivesse feito mais músicas com esse estilo.

 

Wet Dream (2023 Remix)

Richard Wright


Ano: 2023

Gênero: Rock Progressivo, Classic Rock

Ouça: "Mediterranean C”, “Holiday”, "Against the Odds"

Humor: Imersivo, Viajante, Atmosférico

Pra quem curte: Pink Floyd, Nick Manson, Roger Waters


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Ouça "Mediterranean c":


 

Ouça o disco original abaixo:





45 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page