top of page

'Refugees', um disco interessante e politizado de Jimmy Cliff que deveria ser mais sonoro

"Refugees" de Jimmy Cliff mostra a importância do Reggae para o mundo, um gênero musical com músicas dançantes e politizadas

Getty Images

A Jamaica tem muitas coisas para celebrar este ano, entre elas o 60º aniversário da independência do país caribenho do Reino Unido e o 50º aniversário de lançamento de 'The Harder They Come', um célebre filme jamaicano que foi fundamental para que o mundo se apaixonasse por esse gênero musical maravilhoso que é o Reggae. Uma história impactante e interessante. E nesse elo de fatos importantes está Jimmy Cliff, que lançou 'Refugees', seu novo disco após 10 anos do lançamento de 'Rebirth'.

 


 

'Refugees' conta com 13 faixas que destacam a importância do Reggae para o mundo. Um disco dançante, politizado que visa elencar a rica cultura jamaicana. Um trabalho que traz em seu contexto a necessidade de explorar outros estilos musicais e culturas espalhadas pelo mundo.


“Money Love” uma canção inspirada no Rocksteady, cuja letra faz alerta sobre o dinheiro, onde ele não deve ser mais importante que o amor, pois é o amor que move a vida. A faixa-título possui duas versões e ambas contam com a colaboração de Wyclef Jean (uma versão em Rap e outra em Dance), um aviso urgente para que os refugiados sejam acolhidos pelos países e assim possam se sentirem mais seguros longes das armadilhas de intolerantes. Todos merecem o devido respeito e compaixão.

“Racism” chega com uma letra forte e impactante sobre o racismo. A canção conta com a participação especial de Lilty Cliff, filha do músico. “My Love Song” traz uma sonoridade tranquila e romântica, ideal para fazer uma declaração de amor para a pessoa amada. Uma faixa que puxa mais para o pop sem fazer usos de clichês.
 


 

“Here I Am”, um Groove atrelado ao Rock e o Ska. Transmite uma sonoridade sensacional, promovida por uma virtuosa guitarra. “We Want Justice” pode ser definida como um cântico de manifesto diante das desigualdades e dificuldades sociais que assola o mundo.

'Refugees' não é um dos melhores discos da discografia de Jimmy Cliff, mas é um bom disco. Possui algumas canções legais que embalam a popularidade do artista. A importância de Jimmy Cliff para a música vai muito além de um disco ok em sua discografia. Ele faz parte do hall de ilustres e geniais músicos jamaicanos como Bob Marley, Peter Tosh e Lee "Scratch" Perry em divulgar o Reggae com alta relevância e representatividade sonora inigualável, resultado de um excelente e respeitável repertório que conquista fãs e admiradores por diversas gerações.

 

Refugees

Jimmy Cliff


Lançamento: 2022

Gênero: Reggae

Ouça: "Money Love", "Racism", "Refugees (Dance Version)"

Humor: Dançante, Politizado


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Ouça "Refugees (Dance Version)" no YouTube:


 



75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page