top of page

Radiohead comenta sucesso tardio de “Let Down”, 28 anos após o lançamento de OK Computer

Hit inesperado surge quase três décadas depois

Radiohead em 1997
CRÉDITO: Jim Steinfeldt/Arquivos Michael Ochs/GettyImages

O Radiohead reagiu ao fato de “Let Down” ter se tornado o quarto hit da banda nos Estados Unidos, quase três décadas depois de seu lançamento. A faixa, lançada originalmente como single promocional em 1997 no álbum OK Computer, entrou recentemente na Billboard Hot 100, impulsionada por um forte ressurgimento no TikTok.



Antes disso, o grupo havia figurado na parada com “Creep” (1993, 34ª posição), “High and Dry” (1995, 78ª posição) e “Nude” (2008, 37ª posição). O clássico Creep segue sendo o single mais bem-sucedido da banda nos EUA. No Reino Unido, Let Down passou sete semanas nas paradas após seu lançamento, alcançando o 85º lugar.


Em entrevista ao The Sunday Times, Thom Yorke comentou o novo sucesso:


“Acho isso especialmente bizarro. Porque lutei com unhas e dentes para que não fosse gravado, mas Ed O’Brien disse: ‘Se não for, vou embora.’”

Ed O’Brien, por sua vez, descreveu a canção como “o coração emocional de OK Computer” e se mostrou surpreso com o fenômeno digital:


“Mesmo assim, fiquei atônito. Então contei aos meus filhos, de 18 e 21 anos, e eles disseram: ‘O que você esperava? Adolescentes são deprimidos. É música deprimente!’”

O baterista Philip Selway também relatou um episódio curioso sobre o impacto intergeracional das músicas da banda:


“Eu estava na estação outro dia, e os alunos estavam tocando Everything In Its Right Place [de Kid A] no piano. Depois, tocaram Bohemian Rhapsody.”

Na mesma entrevista, os integrantes confirmaram que os próximos shows do Radiohead serão realizados em rodadas, e que reduziram o catálogo da banda para cerca de 65 faixas, que estão “aprendendo freneticamente”, segundo Jonny Greenwood.



O grupo retorna aos palcos pela primeira vez em mais de sete anos entre 4 de novembro e 12 de dezembro, com quatro noites de residência em Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim. Todos os ingressos já estão esgotados.



bottom of page