Ozzy confirma: Black Sabbath fará último show com formação original em julho — e é o fim
- Marcello Almeida
- há 20 horas
- 2 min de leitura
O evento, batizado de Back to the Beginning, será uma reverência ao legado do grupo na cidade onde tudo começou, no fim dos anos 1960

“O Sabbath original nunca mais estará no palco junto novamente.”
Foi com essa frase que Ozzy Osbourne, em entrevista à Classic Rock, selou o destino definitivo da maior banda de heavy metal de todos os tempos. A apresentação marcada para o dia 5 de julho, no estádio Villa Park, em Birmingham, será a última com os quatro membros fundadores do Black Sabbath — Ozzy nos vocais, Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria.
O evento, batizado de Back to the Beginning, será uma reverência ao legado do grupo na cidade onde tudo começou, no fim dos anos 1960. E Ozzy foi claro sobre seus limites:
“Desde os anos 60, somos provavelmente uma das únicas bandas cujos integrantes originais ainda estão vivos e se falam. Mas o Sabbath como nasceu… isso não vai mais acontecer no palco.”
A despedida, porém, não será pequena. O megaevento ainda terá participações de peso como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Aerosmith, Anthrax, Lamb of God, Ghost, Halestorm e Alice in Chains — com curadoria de ninguém menos que Tom Morello (Rage Against the Machine).
Especula-se que Ozzy participe apenas de algumas músicas no show, considerando sua saúde debilitada nos últimos anos. Ainda assim, a reunião dos quatro fundadores é histórica — e provavelmente irrepetível.
Em outro momento recente, Ozzy emocionou os fãs ao relembrar um de seus maiores sucessos solo. No último Dia das Mães, comemorado no Brasil e em diversos países, ele compartilhou no X/Twitter a clássica balada “Mama, I’m Coming Home”, faixa do disco No More Tears (1991), dedicando a música à data especial.
Nos comentários, fãs do mundo todo celebraram a lembrança com mensagens de carinho — e muitos agradecimentos por décadas de emoção e música.
A era do Sabbath chega ao fim — mas o som deles, como sempre, vai ecoar para sempre.