top of page

Ozzy confirma: Black Sabbath fará último show com formação original em julho — e é o fim

O evento, batizado de Back to the Beginning, será uma reverência ao legado do grupo na cidade onde tudo começou, no fim dos anos 1960

Ozzy Osbourne
Imagem: Reprodução

“O Sabbath original nunca mais estará no palco junto novamente.”


Foi com essa frase que Ozzy Osbourne, em entrevista à Classic Rock, selou o destino definitivo da maior banda de heavy metal de todos os tempos. A apresentação marcada para o dia 5 de julho, no estádio Villa Park, em Birmingham, será a última com os quatro membros fundadores do Black Sabbath — Ozzy nos vocais, Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria.



O evento, batizado de Back to the Beginning, será uma reverência ao legado do grupo na cidade onde tudo começou, no fim dos anos 1960. E Ozzy foi claro sobre seus limites:


“Desde os anos 60, somos provavelmente uma das únicas bandas cujos integrantes originais ainda estão vivos e se falam. Mas o Sabbath como nasceu… isso não vai mais acontecer no palco.”


A despedida, porém, não será pequena. O megaevento ainda terá participações de peso como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Aerosmith, Anthrax, Lamb of God, Ghost, Halestorm e Alice in Chains — com curadoria de ninguém menos que Tom Morello (Rage Against the Machine).


Especula-se que Ozzy participe apenas de algumas músicas no show, considerando sua saúde debilitada nos últimos anos. Ainda assim, a reunião dos quatro fundadores é histórica — e provavelmente irrepetível.



Em outro momento recente, Ozzy emocionou os fãs ao relembrar um de seus maiores sucessos solo. No último Dia das Mães, comemorado no Brasil e em diversos países, ele compartilhou no X/Twitter a clássica balada “Mama, I’m Coming Home”, faixa do disco No More Tears (1991), dedicando a música à data especial.


Nos comentários, fãs do mundo todo celebraram a lembrança com mensagens de carinho — e muitos agradecimentos por décadas de emoção e música.


A era do Sabbath chega ao fim — mas o som deles, como sempre, vai ecoar para sempre.

bottom of page