'Badmotorfinger' o Disco do Soundgarden que Definiu a Identidade da Banda



Há quem diga que o ano de 1991 foi um dos melhores para música Pop. E não da para duvidar disso com tantos discos emblemáticos lançados nesse fatídico ano. Foi em 91 que tudo começaria a mudar no cenário do Rock. Uma banda chamada Nirvana seria a responsável por esse furação denominado Grunge, com seu segundo disco intitulado de 'Nevermind' e, nada mais seria como era antes. E nesse caldeirão fervente algumas bandas também apareceram com discos fabulosos e importantes para suas carreiras. Outro ponto em comum era que a MTV vivia seus dias de glória e muitas dessas bandas explodiram pela emissora ajudando a propagar inúmeros sons.


Entre alguns lançamentos de destaques além de 'Nevermind', estão 'Scremadelica' do Primal Scream, 'Acthung Baby' do U2, 'Bandwagonesque' do Teenage Fanclub, 'Blood Sugar Sex Magik' do Red Hot Chili Peppers, 'Ten' do Pearl Jam entre outros mais.


Hoje quero falar um pouco sobre um disco sensacional e primordial, de audição obrigatória para todos os amantes do Rock. E, esse álbum completou recentemente 30 anos de existência. Estou falando de Badmotorfinger do Soundgarden, lançado no dia 24 setembro de 1991. Terceiro disco da banda e o primeiro com baixista Ben Shepherd. A entrada de Shepherd trouxe para as composições uma aura mais pesada, densa e autêntica na sonoridade da banda.


O Soundgarden pode ser considerado como um dos precursores do Grunge. Na realidade quando eles surgiram lá por volta de 1984, o Grunge ainda estava em gestação. Podemos dizer que a banda vem de uma fase pré-Grunge. Eles começaram praticamente junto com uma outra galera muito importante e boa pra caramba! O Green River, uma banda canalizadora para o Rock Alternativo e para o surgimento do Grunge.

O Soundgarden sempre explorou muito mais os elementos do Metal trazendo peso e potência em sua sonoridade. Ouça os riffs de “Rusty Cage” faixa que abre o disco. A canção serve de porta de entrada para proposta do disco.

Badmotorfinger é um disco capitoso, possui melodia, peso, autenticidade e equilíbrio. Os vocais de Chris Cornell são monstruosos e incomparáveis. O verdadeiro Grunge raiz com fortes elementos de Black Sabbath e Led Zeppelin. Guitarras frenéticas, linhas de baixo incríveis e vocais poderosos.


“Outshined” é uma porrada sonora estonteante. E foi a canção que disparou nas paradas e se tornou um grande hit da banda, ajudando a impulsionar ainda mais a cena Grunge ao lado de Nevermind do Nirvana e Ten do, Pearl Jam. Outra faixa que adoro nesse disco é a “Jesus Christ Pose” uma canção fabulosa onde o ben Shapherd foi co-autor. A música tem uma letra bem polêmica e gerou alguns atritos pelo mundo afora. Badmotorfinger é considerado por muita gente o melhor e mais equilibrado trabalho do grupo. Mesmo que não seja, isso é indiferente. Esse foi o disco que mostrou o poder do Soundgarden e onde eles poderiam chegar.


Artista: Soundgarden

Lançamento: 24 de setembro 1991

Gênero: Grunge, Rock Alternativo, Hard Rock, Metal;

Ouça: "Outshined e "Jesus Christ Pose"



































24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo