Acervos de Joy Division e Sex Pistols, vão marcar a estreia do British Pop Archive em Manchester
top of page

Acervos de Joy Division e Sex Pistols, vão marcar a estreia do British Pop Archive em Manchester


Joy Division tocando ao vivo em 1980. Crédito: Rob Verhorst/Redferns.

Detalhes sobre um novo acervo de materiais relacionados a cultura pop do British Pop Archive em Manchester, foram organizados, com intuito de preservar a história de algumas das bandas mais famosas da cidade.


Os arquivos acomodados no John Rylands Research Institute and Library da Universidade de Manchester, é tido como o novo BPA. Sendo caracterizado como “uma coleção nacional dedicada à preservação e pesquisa da cultura popular”.


Onde estão arquivados preciosos artefatos de bandas que se tornaram um marco para cultura pop como: Joy Division, Sex Pistols, New Order entre outras mais. O BPA promete “celebrar e preservar a música popular britânica e outros aspectos da cultura popular, reconhecendo sua influência fundamental no cenário mundial”.




"A primeira exposição da BPA irá acontecer no formato 'Collection', com lançamento em 19 de maio. Um comunicado descreve-a como “uma exposição distintamente com sabor de Manchester, destacando por a cidade ser o lar perfeito para o British Pop Archive. Com curadoria do curador do British Pop Archive, Mat Bancroft, Jon Savage e Hannah Barker, explora a vibrante cena cultural de uma cidade que impulsionou a inovação, a criatividade e o progresso social".


“A exposição apresenta itens icônicos da história pop britânica, muitos dos quais nunca foram vistos pelo público. Os destaques incluem itens pessoais relacionados a The Smiths, New Order, The Haçienda, Factory Records, Granada Television e Joy Division.”


Confira o trailer do BPA abaixo:


 

24 visualizações0 comentário
bottom of page