A pianista Eliane Elias simboliza um maravilhoso reflexo da loucura no exuberante 'Mirror Mirror'

Atualizado: 5 de abr.


Eliane Elias. Foto Reprodução

A brasileira Eliane Elias é considerada um grande nome do Jazz atualmente por sua bela voz e seu jeito singular de tocar piano que deixa qualquer ouvinte extremamente hipnotizado pelo seu grandioso talento, pela sua grande desenvoltura e seu amor pelo piano. O estadunidense Chick Corea (1941-2021) é considerado um dos maiores pianistas da história do Jazz, onde revolucionou o piano ao trazer tons elétricos ao instrumento graças à sua presença no grupo de Jazz Fusion, o fabuloso Return to Forever, e nas suas incríveis colaborações musicais com o extraordinário músico Herbie Hancock. O cubano Chucho Valdés é um dos grandes nomes do Jazz latino onde ele é o fundador do excelente conjunto Irakere e possui uma grandiosa e refinada sonoridade.


Juntos Eliane Elias, Chick Corea e Chucho Valdés lançaram em setembro de 2021 o magnífico 'Mirror Mirror' sendo um dos melhores discos de 2021. Onde ganhou proporções especiais ao ser lançado sete meses após o falecimento de Chick Corea e por conquistar de forma especial e aplaudível o prêmio de 'Melhor Álbum de Jazz Latino' no 64.º Grammy Awards em 2022.


O nome do disco se chama 'Mirror Mirror' por marcar o encontro de três gerações diferentes de pianistas e compositores de Jazz que são espelho um para o outro com muito louvor, divinidade e magistralidade.


O álbum tem 7 músicas sensacionais e totalmente instrumentais. "Armando's Rhumba" Sem sombra de dúvidas é um dos grandes sucessos do Chick Corea, que ganhou um dueto impressionante com Eliane Elias. "Blue Bossa" é daqueles sons maravilhosos que remetem aos laços magistrais da Bossa Nova com tons poéticos. "Esta Tarde Vi Llover" conquista com sua melodia cativante, ideal para ouvir em um fim de tarde com um belo pôr do sol.


"Corazón Partío" é uma música que lembra uma salsa cubana levada por singelas notas de piano. A faixa título é um agradecimento aos ouvintes que apreciam boas notas sinfônicas e belos arranjos de piano no Jazz, seja através deles ou de nomes como Bill Evans (1929- 1980) e Duke Ellington (1899- 1974) sendo fonte de inspiração para muitos. "Sabor A Mí" é uma canção belíssima e envolvente em cada nota e "There Will Never Be Another You" simplesmente transborda emoção do início ao fim.


'Mirror Mirror' é um trabalho musical que merece ser ouvido com atenção, calma, paciência e empatia para sentir, emocionar e perceber o quanto o gênero musical Jazz é fascinante, seja ele instrumental ou não, e aqui como o instrumento que predomina é o piano, o seu som é simplesmente maravilhoso, amplamente enaltecido pelo talento magnífico de Eliane Elias, Chick Corea e Chucho Valdés ao apresentar músicas que tocam a alma.

 

Ficha técnica:

Eliane Elias, Chick Corea e Chucho Valdés

Mirror Mirror


Data de Lançamento: 10 de setembro de 2021

Gênero: Jazz

Para quem gosta de: Duke Ellington, Bill Evans e Herbie Hancock

Ouça: "Mirror Mirror", "Esta Tarde Vi Llover", "Armando's Rhumba" e "Blue Bossa"


 

NOTA DO CRÍTICO: 10

 

Spotify:













 

Confira o vídeo da faixa "Mirror Mirror" abaixo:


 

Conteúdos que você também pode gostar:


Amaro Freitas e o poder subversivo de Sankofa, um disco diluvial no cenário da música brasileira


Jonathan Ferr propõe positividade na música brasileira com seu disco 'Cura'

 

61 visualizações0 comentário