Um breve mergulho nostálgico em : 'Chorão Marginal Alado'
top of page

Um breve mergulho nostálgico em : 'Chorão Marginal Alado'

"Ame as pessoas e use as coisas"


Lançado no dia 8 de abril de 2021, na plataforma de streaming da Netflix, o documentário Chorão Marginal Alado tem direção de Felipe Novais; um breve mergulho na intensidade e pluralidade do vocalista do Charlie Brown Jr. por depoimentos dos membros da banda, amigos e familiares podemos vislumbrar quem era Alexandre Magno Abrão (Chorão).


O documentário começa nos apresentando sua primeira paixão, o skate, Maurício Cury amigo e advogado do cantor relembrar os tempos em que Chorão disputava campeonatos na modalidade, e o próprio nunca escondeu sua paixão pelo esporte. A música escolhida para dar o pontapé inicial ao documentário é "Não Deixe O Mar Te Engolir" faixa do segundo e emblemático álbum 'Preço Curto, Prazo Longo', de 1999.


A banda surgiu em 1992, e conta com uma ampla discografia de sucesso, ao todo são dez álbuns de estúdio e três ao vivo. O grupo acabou em 2013, ano em que o vocalista Chorão faleceu devido a uma overdose de cocaína. Ainda no mesmo ano Champignon comete suicídio em casa. Vale lembrar que em 2019 os remanescentes da banda fizeram uma turnê com convidados especiais.


O documentário destaca muito bem os bastidores dos shows e depoimentos de: Marcelo Nova (músico), Serginho Groisman (apresentador), Zeca Baleiro (Cantor), João Gordo (Cantor), Oto (Cantor), Digão (Vocalista dos Raimundos), Rick Bonadio (Produtor musical) além dos membros da banda; Champignon, Marcão Britto e Thiago Castanho. Todos relembraram o início de como se conheceram e claro início da banda.


Rick Bonadio relembrou que o Charlie Brown Jr. foi sua primeira contratação, ele pensou: "sabia que a banda iria dar certo". Já, Marcelo Nova relembrou o momento em que participou de um show da banda e sentiu a vibração da galera e disse para Chorão: "Você é a Xuxa do Rock."

O título do documentário veio de encontro a personalidade do cantor, porque Chorão tinha uma tatuagem em seu braço escrito MARGINAL, durante um show o rockstar explicou o sentido da tatuagem: "Essa tatuagem no meu braço, escrito MARGINAL, não tem nada a ver com fitas ou assalto. Ela quer dizer: que eu estou a margem de coisas que acho errado, Hipocrisia, mentira..." Disse cantor. O filho, Alexandre Abrão, a esposa, Graziela Gonçalves, o irmão, Fábio Abrão também falam sobre o músico. As polêmicas não ficaram de fora do documentário, Champignon relembrou o desgaste sofrido pela banda que resultou na separação, João Gordo falou das tretas que os dois tiveram.


Conseguimos matar um pouco da saudade do cantor e da banda, e até da saudosa MTV Brasil. Podemos constatar a banda em diversos momentos: no canal e no merecido acústico MTV. Toda imponência e, ao mesmo tempo, a fragilidade do músico sendo recriada por todos que conviveram com ele, e através de suas composições, desde do início (skate) até o processo de criação onde o cantor se mostrava muito exigente em tudo, é possível sentir a energia e grandiosidade de Chorão e cia durante 1 hora e 16 minutos. Convido a todos a conferir!

Chorão para uma fã: "Ame as pessoas e use as coisas".

 




146 visualizações0 comentário
bottom of page