top of page

Terry Hall, do The Specials, morre aos 63 anos

Atualizado: 19 de dez. de 2022

"Um dos cantores, compositores e letristas mais talentosos que o mundo da música já teve."

Crédito: Imprensa/Fornecido


The Specials anunciou o falecimento do vocalista Terry Hall.


Em comunicado às redes sociais, as figuras do ska confirmaram que o influente músico havia falecido de uma “rápida doença” aos 63 anos. Eles prestaram-no uma homenagem como “um lindo amigo, irmão e um dos cantores, compositores e letristas mais talentosos que este país já teve”.



Em um post no Twitter, a banda divulgou: “Terry, nosso lindo amigo, irmão, compositor e letrista, morreu após uma breve doença.


“Terry foi um excelente esposo e pai, uma das almas mais amáveis, divertidas e genuínas. Sua música e suas atuações retratavam a essência da vida... a alegria, a dor, o humor, a luta pela justiça, mas, sobretudo, o amor.


“Ele será muito sentido por todos que o conheceram e amaram. Deixa para trás a marca de sua música notável e profunda humanidade. Terry costumava finalizar os shows do The Specials, uma verdadeira afirmação de vida, com três palavras ... 'Amor Amor'.


A banda acrescentou: “Pedimos que todos respeitem a privacidade da família neste momento tão triste”.

Hall nasceu em Coventry no dia 19 de março de 1959. Antes de sua estreia musical, teve uma infância agitada: foi sequestrado por uma quadrilha de pedófilos na França aos 12 anos (em 1971). A experiência o levou a ter um vício em Valium.


Ele desistiu dos estudos aos 15 anos, passando a trabalhar em bicos como pedreiro e cabeleireiro, antes de se envolver na promissora cena country de Coventry nos anos 70.



Após um breve período tocando na banda punk local Squad, Hall se juntou ao The Coventry Automatics em 1977, substituindo o ex-cantor Tim Strickland. Esse grupo logo seria renomeado como The Specials e, dois anos depois (em 1979), teve seu primeiro hit no Top 10 com 'Gangsters', uma releitura de 'Al Capone' de Prince Buster. Seu álbum de estreia homônimo foi lançado em outubro, com seu sucessor, 'More Specials', chegando apenas 11 meses depois, em setembro de 1980.


Hall deixou os The Specials em 1981, mas voltou para a banda - juntamente com outros ex-integrantes, como o guitarrista Roddy Radiation e o baterista John Bradbury - em 2008, com o tão esperado disco de regresso, 'Encore', editado em 2019. Em seguida à sua reunião com The Specials, Hall apresentou-se com grupos como Fun Boy Three, The Colourfield, Vegas e Terry, Blair & Anouchka.


Ele também produziu dois discos solo ('Home' em 1994 e 'Laugh' em 1997), e fez parcerias com artistas como Lightning Seeds, Sinéad O'Connor, the Dub Pistols, Gorillaz, Damon Albarn, D12, Tricky e Lily Allen.


69 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page