'Round 6'; Aborda Capitalismo Selvagem Com Totalitarismo Igualitário
top of page

'Round 6'; Aborda Capitalismo Selvagem Com Totalitarismo Igualitário

Atualizado: 29 de ago. de 2022



Round 6 é o novo fenômeno da Netflix. A série sul-coreana escrita por Dong Hyuk, ganhou de vez os corações do público, e se tornou uma das produções mais assistidas no mundo. Com todo esse alvoroço em cima da produção, bateu a curiosidade e fui ver do que se tratava esse novo sucesso da dona Netflix. E realmente a série surpreende. É de uma qualidade impressionante. As produções coreanas em si, tem se destacado no mercado cinematográfico. Alg oque ficou ainda mais evidente com a produção Parasita de 2019.


A premissa parte da seguinte construção narrativa, um grupo de pessoas endividadas até o pescoço e levando uma vida medíocre recebem um convite inusitado e bem estranho para participar de um jogo de sobrevivência. O vencedor leva uma bolada em dinheiro para casa. Oferta um tanto tentadora para quem está na merda. Os jogos são brincadeiras de infância como batatinha 1 2 3, cabo de guerra e bolinha de gude e outros. Acontece que quem não conseguir passar para a próxima fase é eliminado do jogo e eliminado da vida também.

Algo insano, perturbador e cruel.



Round 6 é o reflexo de um mundo doente inserido em um quadro socioeconômico onde o dinheiro dita as regras da vida e da morte dentro da sociedade. É sobre o desespero que assola a alma e te leva a situações extremas. “Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa”.



A narrativa é uma mistura de O Albergue, Jogos Mortais com Jogos Vorazes. E se inspira muito em um outro filme japonês dos anos 2000, Battle Royale. A medida que a série avança, vamos conhecendo alguns dos personagens e entendendo os motivos que os levaram para essa competição insana. Os personagens são carismáticos, logo você começa a se apegar a um deles… tem aqueles que estão acima dos princípios da ética e dispostos a tudo para ganhar o prêmio.


A produção emenda ainda histórias paralelas, mas que não atrapalham em nada a ideia principal, essas camadas agregam muito o valor sentimental dando uma carga emocional para trama. A fotografia é deslumbrante. Ambientes coloridos, alegres com cores vivas que rementem a infância e as brincadeiras de criança. E é algo que contrasta muito bem com essa atmosfera mórbida e sombria do contexto da obra.


A produção ficou praticamente 12 anos, engavetada isso porque quando Hwang Dong escreveu o roteiro lá em 2009 foi rejeitado por vários estúdios com alegação de que a trama era muito violenta e sádica. E hoje é o maior fenômeno mundial. Isso pode até parecer que é uma daquelas séries superestimadas, mas Round 6 fez sucesso ao abordar uma história sobre capitalismo selvagem com totalitarismo igualitário. O prazer da elite em se divertir com o sofrimento da classe operaria. Aquele velha história, eu te dou dinheiro, mas antes vou te humilhar, pisotear e te sangrar.

 

Série: Squid Game (Round 6)

Lançamento: 17 de setembro de 2021

Gênero: Drama

Criador: Hwang Dong-hyuk

País de Origem: Coreia do Sul

Idioma Original: coreano

Onde assistir: Netflix

Temporadas: 1

Episódios: 9



 



 





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page