Precisamos Falar Sobre o Kevin; Um Filme Brutal e Perturbador
top of page

Precisamos Falar Sobre o Kevin; Um Filme Brutal e Perturbador

Atualizado: 29 de ago. de 2022



‘Precisamos Falar Sobre o Kevin’ é uma obra impactante, perturbadora que causa aquela sensação de desconforto logo de cara. Um soco na boca do estomago. E sobretudo trata de assuntos bem reais e atuais que abrem uma janela para contextualizar a obra com o atentando ocorrido aqui no Brasil no município de Suzano, no Estado de São Paulo, onde uma dupla de ex-alunos armados invadiram uma escola e mataram cinco alunos e dois funcionários da escola.


Quando ocorrem tragédias dessa magnitude a gente quer entender, o porquê de tamanha crueldade e barbárie. E o filme da diretora Lynne Ramsay adota essa premissa com uma narrativa não linear que vai e volta no tempo. A história é contada através de flashbacks, onde Eva, uma mãe solteira tenta entender os acontecimentos que levaram seu filho Kevin para prisão. Entre passado e futuro ela vai revivendo os laços familiares afetivos que de afeto não tem nada. E ela ainda tem que lidar com a rejeição e agressividade das pessoas da cidade que a responsabilizam pelo o que aconteceu.


Kevin é um menino introspectivo, que nutre uma espécie de ódio e desprezo por sua mãe. Por mais que ela tente reverter essa situação o moleque não dá a mínima importância. A relação de mãe e filho vai se construindo de maneira bem problemática.

A direção de Lynne Ramsay é bem segura, ousada e sensível. Lynne faz uso de uma violência impregnada nos detalhes, sem ser apelativa, em momento algum o filme demonstra cenas sanguinolentas, até mesmo porque não precisa disso para impactar ou chocar. Um detalhe assertivo a meu ver. A fotografia também acaba dando um toque melancólico e poético, seja pelo uso das cores ou pelos rabiscos que se formam com o uso dela.




As atuações são excepcionais e ajuda a criar o clima de tensão e incomodo que a obra propõe. Revendo o filme para preparar esse post o sentimento de incomodo e impacto foram os mesmo de quando assisti ao filme pela primeira vez. Um, longa que abre várias reflexões e debates como: gravidez indesejada, a falta do sentimento de maternidade, omissão dos pais, muitos culpam os filmes violentos e games. No fim fica a pergunta de quem é a culpa?

 



Filme: Precisamos Falar Sobre o Kevin (2012);

Direção:Lynne Ramsay;

Adaptação do livro: We Need To Talk About Kevin;

Gênero: Thriller, Suspense

Onde ver: Prime Vídeo





 


 

938 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page