Principe Valiente e sua sonoridade sombria e melancólica com muita influência 80's.


Principe Valiente é uma banda de Estocolmo integrada por Fernando Honorato (vocais e baixo), Jimmy Otonson (guitarra), Rebecka Johansson (teclados) e Joakim Janthe (bateria). Em atuação desde 2007, o début homônimo só foi aparecer em 2011, depois recebendo uma reedição em 2018. Em seguida vieram os álbuns “Choir Of Blessed Youth” (2014) e “Oceans” (2017).


Ao escutar “Barricades”, o mais recente trabalho, podemos pensar em mais um grupo que se apadrinhou do Pós-punk e do Shoegaze. Em contrapartida, muitos ouvintes associam os suecos ao Goth-Rock, talvez por conta de que o quarteto participou de um festival de música gótica em Estocolmo durante 2013, quando, inclusive, tiveram oportunidade de abrir os shows de Peter Murphy (notório vocalista da banda Bauhaus).

Sim, muito do Principe Valiente parece ter sido influenciado pela New Wave 80’s, sobretudo por bandas como Sisters Of Mercy e Bauhaus (Dark Wave, se preferir). Faixas como ‘Porcelain’, 'Tears In Different Colors’ e ‘This Buried Love’ são exemplos certeiros.

Com um clima melancólico, a voz soturna de Honorato se junta a cenários sombrios articulados por um baixo robusto, guitarra acentuada e teclado sempre presente. Por outro lado, ‘So Much More’ e ‘The Impossibles’ remetem ao Pós-Punk feito de 2000 pra cá, inclusive de bandas como Interpol e I Love You But I’Ve Chosen Darkness. A similaridade com o Shoegaze chega através da faixa ‘The Beating Of Your Heart’, um dos destaques do álbum com guitarra dedilhada e uma melodia que convence logo nos primeiros acordes.


‘Never Change’ prova que os backing vocals de Rebecka funcionam bem. Mas aí reside um dos erros da banda, não aproveitar a tecladista para cantar solo em alguma faixa, o que poderia trazer novas possibilidades para a sonoridade. Principe Valiente não é tão original, recicla a sonoridade de muitas bandas conhecidas dos ouvintes de 80’s pra cá, mas reserva potencial para os próximos trabalhos sobretudo se lapidar ainda mais suas composições.

 

Ficha Técnica:

Principe Valiente (2022)

'Barricades'


Data de Lançamento: 18 de março de 2022

Gênero: Pós-Punk, Shoegaze e Goth-Rock

Ouça: "Barricades", "So Much More" e "The Beating of Heart"

Para quem gosta de: Sisters Of Mercy e Bauhaus


 

NOTA DO CRÍTICO: 6,0

 

Assista ao vídeo oficial de 'Porcelain'


 

Ouça o álbum no Spotify:
















 

Conteúdos que você também pode gostar:

*Beach House continua firme num universo musical que vai muito além do Dream-Pop comum e pasteurizado


*Big Thief 'Dragon New Warm Mountain I Believe In You'


*Spoon 'Lucifer On The Sofa' Crítica

 

Acompanhe a gente também nas redes sociais, Teoria Cultural para mais informações sobre o mundo da cultura pop.







23 visualizações0 comentário