top of page

Por que os atores estão fazendo greve em Hollywood?

Atores se uniram aos roteiristas no piquete ontem (13 de julho).

(Crédito: Mario Tama/Getty Images)


Os artistas de Hollywood estão planejando unir forças com os criadores em greve, à medida que os negócios sindicais entre a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) e o sindicato dos atores norte-americanos SAG-AFTRA (Screen Actors Guild–Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio) foram interrompidos recentemente. Segundo o The Los Angeles Times, o conselho nacional de diretores do SAG-AFTRA votou por unanimidade ontem (13 de julho) em apoio à greve dos escritores.


Essa é a primeira vez em mais de 60 anos que atores e roteiristas entram em greve simultaneamente.



Por que os atores estão em greve?


SAG-AFTRA – o maior sindicato de Hollywood, que representa 160.000 atores e performers – e o Writers Guild of America (WGA) estão buscando um aumento no salário base e residual na era do streaming, enquanto outras negociações estão relacionadas a salvaguardas contra o uso não regulamentado de inteligência artificial na indústria.


A greve da WGA, iniciada em 2 de maio, ocorreu após negociações malsucedidas com a AMPTP, que representa grandes estúdios de Hollywood como Netflix, Disney, Apple, Amazon, Paramount, Warner Bros. e outros.



Desde que a greve dos roteiristas foi anunciada, vários filmes e programas de TV interromperam a produção em solidariedade. Agora, os atores se juntarão a seus colegas da indústria nos piquetes. A BBC relata que atores podem chegar a dezenas de milhares.


O escritor Eric Heisserer segura sua placa no piquete no quarto dia da greve do Writers Guild of America em frente à Netflix em Hollywood, (Foto de Frederic J. BROWN / AFP) (Foto de FREDERIC J. BROWN / AFP via Getty Images)

O que acontece depois?


Segundo relatos, os atores podem participar do piquete já na sexta-feira (14 de julho).

Apesar do envolvimento de um mediador federal, um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers não foi garantido.


Em entrevista coletiva na Califórnia hoje, o diretor-executivo e negociador-chefe do sindicato disse que a greve é ​​“um instrumento de último recurso (via BBC), acrescentando: “Eles nos deixaram sem alternativa”.



A AMPTP disse em comunicado que “uma greve certamente não é o resultado que esperávamos, pois os estúdios não podem operar sem os artistas que dão vida aos nossos programas de TV e filmes”.


“Lamentavelmente, o Sindicato escolheu um caminho que levará a dificuldades financeiras para incontáveis ​​milhares de pessoas que dependem da indústria”, acrescentou.

O presidente da associação de atores, Fran Drescher, divulgou anteriormente um comunicado que dizia: “As empresas se recusaram a se envolver significativamente em alguns tópicos e em outros nos bloquearam completamente. Até que eles negociem de boa fé, não podemos começar a chegar a um acordo”.


A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), o grupo que representa os estúdios, disse em um comunicado: “Esta é uma escolha do sindicato, não nossa. Ao fazer isso, rejeitou nossa oferta de aumentos residuais e salariais históricos, limites substancialmente mais altos para pensões e contribuições de saúde, proteções de audição, períodos de opção de série reduzidos, uma proposta inovadora de IA que protege as semelhanças digitais dos atores e muito mais.”


Em uma carta aos membros do SAG-AFTRA, Drescher disse aos atores que se preparassem para se juntar ao piquete após a votação de hoje, que foi anunciada em uma coletiva de imprensa.


“Como você sabe, na última década, sua remuneração foi severamente corroída pela ascensão do ecossistema de streaming”, escreveu Drescher. “Além disso, a inteligência artificial representa uma ameaça existencial para as profissões criativas, e todos os atores e performers merecem uma linguagem contratual que os proteja de ter sua identidade e talento explorados sem consentimento e pagamento.”


Falando na estreia de Barbie em Londres em (12 de julho), Margot Robbie disse que estava "absolutamente" preparada para se juntar à greve.



12 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page