top of page

'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' entrega bela homenagem e mérito para ser o melhor da fase 4

Atualizado: 8 de dez. de 2022

"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" estreou em 10 de novembro de 2022

Crédito: Marvel


Em 28 de agosto de 2020, o mundo ficou surpreso e triste com o falecimento repentino do ator estadunidense Chadwick Boseman aos 43 anos. Ele lutava há 4 anos contra o câncer colorretal. Apenas amigos próximos e familiares sabiam disso. Mas, mesmo enfrentando uma terrível doença, ele fez papéis brilhantes no cinema, entre eles o inesquecível super-herói Pantera Negra no grandioso Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), em filmes muito bons, sinônimo de sucesso. Mas há também produções, que por conta do seu falecimento, ele não pode estar presente, e uma delas é 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' onde a produção precisou ser modificada e ganhou uma atmosfera e narrativa envolvente, ao qual podemos até considerar ser o melhor da fase 4.


'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' nos apresenta uma continuação de 'Pantera Negra' de 2018, o novo longa é dotado de uma carga sentimental e emocional do início ao fim, isso porque ele focaliza bem em Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M'Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e nas Dora Milage com suas jornadas e lutas diante de uma Wakanda entristecida com falecimento do rei T'Challa (alter-ego do super-herói Pantera Negra).



Para superar esse período de luto, os personagens contam com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong'o) e Everett Ross (Martin Freeman). Ainda mais quando eles precisam lidar com Talokan, uma civilização debaixo d’água, que tem como rei, o poderoso Namor (Tenoch Huerta) o vilão dessa história.


O longa se porta como uma honesta e comovente homenagem que impulsiona gloriosamente e honra a franquia, Pantera Negra 2 registra uma saudação ambiciosa e emocionante para o MCU.

Dito isso, temos um longa-metragem de ação de super-herói que conseguiu dosar muito bem suas camadas sentimentais com as gloriosas cenas de batalhas, que abrem o leque de divertimento e um novo caminho para o destino e legado do Pantera Negra. Uma autenticidade que respeita e enaltece Boseman. Podendo assim, ser realmente a sequência que os fãs esperavam.


A película também agiu de maneira ousada ao matar o defensor e governante de Wakanda, após saber que seu intérprete havia falecido e isso gerou inúmeras expectativas, hipóteses e dúvidas sobre como seria o contexto do filme, isso porque 'Thor: Amor e Trovão' não foi tudo aquilo que os fãs esperavam. Mas isso é uma outra história para um outro texto. 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre', representa a excelência do MCU, como dito anteriormente, o longa possui cenas de ação e emoções que no mínimo são envolventes. Ainda conta com uma direção primorosa, atuações espetaculares, fotografia muito boa e um roteiro que sabe encaixar perfeitamente a contextualização e o drama da narrativa. Um excelente desfecho e resultado que deixou o público e crítica satisfeitos e felizes.



Aliás, o filme faz uma bonita homenagem a Chadwick Boseman com elementos bem impactantes, bonitos e excelentes que mostram o porquê o ator era uma pessoa extremamente querida nos bastidores com seu talento e carisma, a ponto de isso respingar no personagem; e ambos se tornarem enormes referências para os negros, para a cultura pop, a arte e a sociedade em termos mundiais e únicos, mostrando que o personagem ficou ainda mais popular dentro e fora da Marvel. Assim como o ator, que ganhou status de grande estrela.


Outro aspecto positivo está na representação de Namor, que é bem interpretado por Tenoch Huerta, que conseguiu apresentar muito bem sua história. Uma atuação digna e fiel aos quadrinhos. Namor está muito bem como líder de uma nação que é rival de Wakanda. Também é preciso dar méritos à presença de Dominique Thorne que apresentou bem ao espectador a heroína Riri Williams (conhecida como Coração de Ferro). Não se sabe ainda se Namor será reaproveitado, até porque ele é, assim como o Pantera Negra, é um herói importante na Marvel, porém, por ter sido bem representado, pode ser que ele apareça em novas produções, assim como vai acontecer com a Riri Williams, que em 2023, terá uma série.


Vale também pontuar, a visão de cineasta de Ryan Coogler, que entendeu perfeitamente a dinâmica a qual ele devia seguir. Pantera Negra 2 não age apenas como um tributo a uma estrela cuja a presença na tela nunca poderia ser copiada; também aponta e traça a direção para a Marvel, onde no futuro possa muito bem dar novas tendências para sua fórmula, nem sempre é preciso seguir um molde.


'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' é uma super produção que resgata o que o MCU faz de melhor, tem cena pós-crédito muito especial, ótima trilha sonora, fotografia esplêndida, atuações sublimes e que pode ser, sim, considerado um grande feito para os fãs e público da Marvel. O melhor filme da Fase 4 com muitos méritos, aplausos e emoções.

 

"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre"


Lançamento: 10 de novembro de 2022

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia

País: EUA

Direção: Ryan Coogler

Roteiro: Stan Lee, Joe Robert Cole

Duração: 161 min

Classificação: 14 anos

Elenco: Letitia Wright, Tenoch Huerta, Angela Bassett, Danai Gurira, Lupita Nyong'o


 

NOTA DO CINÉFILO: 8,0

 

Trailer do Filme:


bottom of page