top of page

O mediano Significant Other aposta em sua mistura de Terror e Sci-fi

A película traz bastante os elementos típicos de Terror como a ambientação escura e claustrofóbica

Foto: Paramount+

 


 

Significant Other começa com uma bola de fogo caindo do céu no interior de uma floresta. Logo em seguida, vemos um cervo sendo espreitado por um estranho ser ou animal que o ataca abruptamente, sem chances de resistência. Apesar de o filme sugerir logo no começo algo incomum e extraterrestre, não fornecerá respostas imediatas ao espectador. Não sabemos qual a real intenção da trama e até mesmo o que essa presença pode ocasionar no rumo do casal protagonista da película.


O filme traz Maika Monroe que vem atuando em muitos filmes recentemente. A atriz tem sido uma das mais requisitadas quando se trata desse Terror da nova geração e cada vez mais ganha reconhecimento. Ela interpreta Ruth que, ao lado de seu namorado Harry (Jake Lacy), sai em uma viagem de mochila por uma remota floresta. Um recanto bonito e isolado da civilização onde o casal esperar ter um momento de sossego.

 


 

Mesmo com o aviso de que algo estranho caiu na floresta quando o casal está se aproximando do lugar (o velho clichê), ambos resolvem seguir adiante. Harry, mais experiente que Ruth nesse ofício, precisa incentivá-la a continuar apesar de certo receio que ela possui. A densa floresta ajuda na tensão de que algo ronda o casal (que já nos foi exposto, contudo ainda não explicado). Porém o diretor prefere usar atmosferas escuras, solitárias e misteriosas abusando da desconfiança de Ruth que, logo na primeira noite dentro da barraca, pressente algo estranho rondando na floresta.

Após um dos passeios matinais de Ruth, o comportamento dos personagens muda. Mas essa mudança gera dúvidas no espectador que passa a questionar sobre a verdade dos fatos ocorridos.


Graças a um oportuno corte de câmera numa das cenas cruciais do filme, o diretor segura a tensão até que a verdade seja revelada na tela. Cria com isso também, ambiguidade nos comportamentos dos personagens. O filme ganha um contorno muito mais pesado em cenas carregadas de crescentes tensões psicológicas.

A película traz bastante os elementos típicos de Terror como a ambientação escura e claustrofóbica do cenário, a constante sensação de perigo e até mesmo o gore explícito que surge em certas cenas. Além disso, as caras e trejeitos de uma Ruth apavorada que transitam entre o medo e a coragem acrescentam mais densidade ao ambiente tenso que se cria. Porém, a trama também casa isso tudo com um leve clima Sci-fi ao nos colocar diante de uma presença estranha que tudo indica fugir de um aspecto meramente humano ou animal que conhecemos.

 


 

Investindo em belos cenários naturais e na crescente tensão psicológica de seus personagens, trazendo uma Maika Monroe representando uma forte personagem feminina e com os gêneros Terror e Sci-fi andando juntos, a película traz uma narrativa interessante dentro do tempo curto de duração e da sua proposta. Entretanto, apresenta um lado contraditório: tem andamento um tanto arrastado e frio com diálogos cansativos e ações repetitivas inclusive quando o espectador já recebeu as respostas que queria e não espera mais por tantas surpresas.


Significant Other não reinventa a roda, está distante de ser original, porém até expõe alternativas e ideias para um Cinema que sempre é capaz de oferecer opções para se fugir um pouco do lugar comum e gerar curiosidade. E ainda abre espaço para um final em aberto e pronto para sequências, do jeito que muita gente gosta.

 

Significant Other


Lançamento: 7 de outubro de 2022

Gênero: Mistério, Suspense, Ficção Científica

Direção: Dan BerkRobert Olsen

Roteiro: Dan BerkRobert Olsen

Duração: 1h 24 min

Elenco: Maika Monroe, Jake Lacy, Dana Green e outros


 

NOTA DO CINÉFILO: 6,0

 

Trailer do filme:




120 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page