Nos Vemos em Vênus e sua história de amor que mistura modernidade, juventude, drama e superações
top of page

Nos Vemos em Vênus e sua história de amor que mistura modernidade, juventude, drama e superações

Com uma bela fotografia e utilizando cenários exuberantes, o filme também passa por uma experiência de Road Movie.

Foto: Netflix


No Cinema, muitas foram as produções que fizeram estrondoso sucesso tendo no elenco um par romântico adolescente. Geralmente esses filmes foram adaptações de best-sellers renomados, caso de A Culpa é Das Estrelas (2014) e A Cinco Passos de Você (2019). Apesar disso, são tramas envolvidas por uma carga dramática intensa, tudo se torna complicado pois geralmente existe algum grave problema de saúde envolvendo personagens dentro da história.


Victoria Vinuesa é uma novelista e escritora espanhola que lançou seu primeiro livro, Espero-te em Vénus (2023). Ela é responsável pelo roteiro da adaptação para o filme que faz parte do catálogo da Netflix. A direção ficou a cargo de Joaquín Llamas que tem muitas séries de TV em seu currículo, mas não é tão experiente quando o assunto é longa-metragem.



O filme que ganhou o título em português para Nos Vemos em Vênus traz a história de dois personagens que passam por um momento delicado em suas vidas. Mia (Virginia Gardner) é uma órfã que, após completar 18 anos, deseja ir para a Espanha conhecer sua mãe biológica. Kyle (Alex Aiono), por sua vez, tem uma vida cheia de ressentimentos, largou bolsa de estudos e prefere uma vida solitária depois de ter passado por um grave acidente junto com dois amigos.


Por uma coincidência, a vida de ambos vai se encontrar. Mia vê em Kyle uma oportunidade de realizar sua viagem à Espanha, entretanto, ao mesmo tempo, pretende mudar a situação do jovem rapaz, desolado e desanimado de viver por conta do sentimento de culpa que leva após o evento fatal do qual se envolveu.


A aproximação entre os dois personagens não é algo fácil de acontecer. Mia é extrovertida, Kyle se fechou em seu casulo e prefere o silêncio. Espere atritos, diferenças entre as personalidades, falta de diálogo. Não faltou nem mesmo a clássica cena onde um personagem, feliz, canta a música que toca no rádio do carro e o outro, aborrecido, desliga.

Claro que sabemos que esse antagonismo é um dos truques para engrenar filmes com essa temática. Porque essa aproximação precisa ser gradual, devagar, com alguns choques ou até mesmo por meio de sutis toques de humor (como a cena no interior do avião). Aqui não é diferente.



Ao longo da trama, o diretor vai desvendando aos poucos o evento que contribuiu para a desilusão de Kyle. Deseja preparar o espectador para mais surpresas que podem ser reveladas conforme a relação entre os personagens se torne mais íntima. Muitas vezes isso pode chegar de forma amarga, inesperada, possível até mesmo colaborar para um final não tão feliz.



Com uma bela fotografia e utilizando cenários exuberantes, o filme também passa por uma experiência de Road Movie. Os dois personagens atravessam a Espanha no interior de uma Kombi (difícil não se lembrar do memorável Pequena Miss Sunshine de 2006). Com a preferência por mais ambientes externos a internos, a sensação de liberdade e o sentimento de descobertas da juventude ficam mais realçados na película.


Além de tudo, Vinuesa e Llamas querem deixar um recado importante para os espectadores. Uma mensagem de otimismo, um alerta contra o suicídio. Em diversas ocasiões, Mia diz a frase: ‘Sempre haverá alguém, em algum lugar, feliz por você ter nascido’.

Este é um filme que trata da importância de seguirmos nossos sonhos (o desejo de Mia em conhecer sua mãe biológica) e também de superar os traumas do passado (o evento trágico que ainda perseguem Kyle). O filme ainda tenta dar mais alguns golpes no espectador em seus minutos finais. Esteja preparado.



Embora Nos Vemos Em Vênus siga praticamente pela mesma ideia dos dois filmes citados no início desse texto, a trama passa por uma história menos amarga, mais colorida, totalmente moderna, repleta de cenários memoráveis e alegres que suavizam a história de Mia e Kyle. No final, existe aquele gostinho de uma saudosa Sessão da Tarde para assistir tranquilamente ao lado de quem amamos.

 

Nos Vemos em Vênus

See You on Venus (Original)


Ano: 2023

Gênero: Drama, Romance

Direção: Joaquín Llamas

Roteiro: Vitória Vinuesa

Elenco: Alex Aiono, Virginia Gardner, Isabel Serrano, Rob Estes

Duração: 94 min


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Trailer:






591 visualizações0 comentário
bottom of page