'Matilda: O Musical', uma nova e peculiar adaptação de um clássico de Roald Dahl com muita música
top of page

'Matilda: O Musical', uma nova e peculiar adaptação de um clássico de Roald Dahl com muita música

O longa estreou na Netflix no dia 25 de dezembro de 2022

Foto: Reprodução/ Netflix



No ano de 1996, o cinema lançava o filme 'Matilda', uma cultuada e bela obra cinematográfica estadunidense que faz uma justa adaptação do homônimo livro escrito pelo britânico Roald Dahl, que havia falecido há seis anos, em 1990, aos 74 anos.


A adaptação ficou no imaginário das pessoas graças às atuações de Mara Wilson como Matilda, Danny DeVito que dirigiu e fez os papeis de Harry Wormwood e narrador, Embeth Davidtz como a professora Jenny Honey, Rhea Perlman como Zinnia Wormwood e Pam Ferris como a diretora Agatha Trunchbull. A obra enfatiza a relevância da literatura para as crianças, mas, ao mesmo tempo, mostra a infância como um período prazeroso e repleto de diversões.


Em 2022, a Netflix apresentou uma nova adaptação da história 'Matilda: O Musical', protagonizada por Alisha Weir (Matilda), Lashana Lynch (professora Jenny Honey) e Emma Thompson (diretora Agatha Trunchbull). Esse longa é uma adaptação da peça musical inspirada no livro homônimo de Roald Dahl.


É preciso perceber que este filme difere do de 1996 por conter um musical como um dos seus gêneros. Além disso, a forma de apresentar e interpretar o filme demonstra que é preciso ter mente aberta para compreender e até mesmo amar ele por suas atuações serem também diferentes da produção anterior, o que não o transformou num remake, mas sim numa nova versão da história.

Stephen Graham e Andrea Riseborough, que interpretam os pais de Matilda, são tão irritantes e recheados de clichês que Danny DeVito e Rhea Perlman ficaram melhores. Emma Thompson é tão boa que faz sentir medo, Alisha Weir é inteligente e delicada ao mostrar as dificuldades de Matilda, que foram bem exploradas, com cenas realistas, oque gerou uma maior profundidade no bullying que ela sofria da diretora e dos pais biológicos.


Algumas músicas são boas e outras nem tanto, mas todas elas bem contextualizadas, pois revelam bem os pensamentos e sentimentos de cada um dos personagens. Alguns pecados dessa adaptação são cortar cenas importantes que não deveriam ser descartadas.


'Matilda: O Musical' mostra que a escola é um lugar de aprendizado e não de tortura e as crianças merecem ser felizes, são mensagens que fazem do longa algo distinto. Não é uma adaptação ruim, a obra se torna agradável na média certa.

 

Matilida: O Musical


Gênero: Fantasia, Musical, Comédia

Lançamento: 25 de dezembro de 2022

País: Reino Unido, EUA

Direção: Matthew Warchus

Roteiro: Dennis Kelly

Elenco: Alisha Weir, Emma Thompson, Lashana Lynch


 

NOTA DO CINÉFILO: 7,5

 

Trailer do filme:




106 visualizações0 comentário
bottom of page