Fernanda Takai em toda sua musicalidade contextualizada com o cenário atual.
top of page

Fernanda Takai em toda sua musicalidade contextualizada com o cenário atual.

Atualizado: 8 de mar. de 2022



A arte, além de entreter e da sua função catártica, também precisa explorar o que está errado e ter seu cunho crítico, ser um manifesto de indignação. Para isso, claro, o artista que a sabe tratar bem, precisa enfrentar as piores adversidades, também deve se manter firme em meio a uma tempestade que ele mesmo pode causar – na melhor das intenções. Em tempos de conflitos sociopolíticos, de choques de ideias e de pandemia, é comum o artista enfrentar ainda mais desentendimentos e ser perseguido por suas ideias.


Ao compor a linda “Terra Plana”, a mineira Fernanda Takai tinha consciência disso. De um jeito terno, contudo sem perder a sua inteligente ironia, a cantora cria uma anti-homenagem aos terraplanistas e cita em entrevista: ‘a música é um tapa de luva nos terraplanistas, porque até eles podem cantar a música. Alguns acham que é uma defesa da terra plana, completamente não, né?’ Por conta disso, Fernanda recebeu inúmeras ameaças pelas redes sociais. Então, aí vem a proposta da arte: estar indignado e ironizar/criticar o que é estupidez. E se tal processo choca ou é subversivo, ele ainda funciona, complementa uma das funções da arte.


Nem somente de protestos e olhares contemporâneos vive 'Será Que Você Vai Acreditar?'. O novo álbum da mineira também tem belíssimas homenagens. A cândida “Não Esqueça”, um dos destaques do álbum, é inspirada num amigo de Fernanda, o gaúcho Nico Nicolaiewsky. A letra foi escrita por Nico para sua filha Nina (que também leva o nome da filha da cantora). Nico faleceu em 2014 sem lançar a música, Fernanda sentiu a necessidade de colocá-la carinhosamente no disco, seis anos depois. A humorada O Que Ninguém Diz” apresenta versos do poeta piauiense Climério Ferreira.

Como de praxe em seus trabalhos, não faltaram as covers. Num inglês requintado, Takai homenageia dois de seus artistas preferidos: Amy Winehouse (“Love Is A Losing Game”) e Michael Jackson (“One Day In Our Life”). Ressaltando que “Ben”, outro clássico de Michael Jackson, já estava presente em 'Luz Negra' (2009).

Igualmente importantes no álbum, as colaborações definem o carisma de Fernanda para com outras cantoras. “Amor Nos Tempos de Cólera”, faixa que segue por um panorama acústico, tem a participação da versátil Virginie Boutaud (ex-Metrô). O dueto entre as cantoras funciona de forma descontraída e equilibrada (lembrando que Virginia também colaborou no último disco do grupo Ira). Amiga de longa data e integrante da banda Pizzicato Five (que teve forte influência sobre o Pato Fu), Maki Nomiya canta versos em japonês na canção “Love Song”, faixa que te deixa envolver por um clima Disco Music, bem alegre e dançante.


A cantora criou um álbum que dialoga redondamente com a situação do país pós-2020. Contextualizada com o cenário que se formou de dois anos pra cá, ela diz o que precisa. Se em “Não Esqueça” ela alerta sobre os riscos de uma pandemia que ainda não acabou por completo (‘não esqueça de lavar as mãos’), por outro lado, em “Não Creio Em Mais Nada”, se sente desesperançosa e cansada (de propósito), pratica quase um manifesta niilista: ‘há dias na vida que a gente pensa que não vai conseguir/ Que é bem melhor deixar de tudo e fugir.


Takai é uma artista que reflete o cenário não só brasileiro como mundial. Atrás de sua profissão, se comporta como uma cidadã que igualmente sofre com o momento delicado por qual passa seu país. Da mesma forma, deixa registrado um disco que é uma representação bem resumida do país e de toda uma época sombria de pessoas que ainda vivem enevoadas pelo medievalismo (a começar pelo título ‘Será Que Você Vai Acreditar?’). A artista também mostra como sentimentos são voláteis e transitáveis, num tempo onde a felicidade nunca é plena e que a decepção é sentimento comum para todos.

 

Ficha Técnica:

Artista: Fernanda Takai

Álbum: 'Será que Você Vai Acreditar'

Gênero: Rock, Pop

Data de Lançamento: 10 de julho de 2020

Ouça: "Terra Plana", "Não Esqueça" e "Amor nos Tempos de Cólera"

Para quem gosta de: Patu Fu


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Texto originalmente publicado no Urgesite

 

Spotify:
















 

Ouça "Terra Plana" abaixo:


 

Você também pode gostar:



 

Acompanhe a gente também nas redes sociais, Teoria Cultural para mais informações sobre o mundo da cultura pop.

 




62 visualizações0 comentário
bottom of page