top of page

"Expresso 2222", um disco que apresenta misturas musicais, ideias futuristas e sociais de Gil

"Começou a circular o Expresso 2222/Da Central do Brasil/Que parte direto de Bonsucesso/Pra depois do ano 2000..."

Gilberto Gil nas lentes de Thereza Eugênia — Foto: Thereza Eugênia/Divulgação


Embora estejamos em 2023, ainda é importante relembrar o ano de 2022, pois foi um ano muito especial para reviver discos marcantes e inesquecíveis que estavam fazendo 50 anos como “Transa” do Caetano Veloso, “Acabou Chorare” dos Novos Baianos, "Clube da Esquina" de Milton Nascimento e Lô Borges e “Dança da Solidão” do Paulinho da Viola. Ambos têm resenhas aqui no site, caso queira conferir. Todavia, há um artista que merece ser elogiado e aclamado constantemente: Gilberto Gil.


Em 2022, o baiano - um dos mestres da música brasileira - completou 80 anos. Ele teve uma vida e carreira repletas de sucesso, com um trabalho musical que mescla Luiz Gonzaga e Bob Marley com Pop, Samba, Bossa Nova e até Rock para revolucionar o gênero da MPB. Suas músicas e letras retratam os mais diversos temas, sejam sociais, amorosos ou futuristas. Se existe um disco indispensável para a carreira do artista que foi e ainda é responsável por essa sonoridade maravilhosa, é o conceituado “Expresso 2222”, lançado em 1972. Através dele, o artista conquistou inúmeros fãs e admiradores de diversas idades e lugares de origem.



“Expresso 2222” é o quinto álbum de estúdio de Gilberto Gil lançado pela gravadora Philips Records (atual Universal Music) e marca um acontecimento importante para ele, pois o trabalho marca o retorno dele ao Brasil após um exílio de três anos em Londres, na Inglaterra.

No momento em que morou na cidade europeia, Gil aproveitou para aperfeiçoar e misturar ainda mais suas influências musicais para suas canções darem aspecto mais emocional, universal e transcendental que ultrapassa as passagens do tempo com letras de elementos literários e até mesmo filosóficos para analisar o tempo presente e o tempo futuro de uma forma esplendorosa, o que resultou em que essa característica estivesse presente nos próximos álbuns que seriam lançados.


"Expresso 2222" tem 9 músicas na sua versão original e 11 na edição de CD de 1999. A faixa-título fala sobre um futuro próximo, que começa na Central do Brasil, com promessas de dias melhores. O som é uma mistura de Rock, Coco e Ska, com uma pegada bem instrumental. “O Sonho Acabou” tem uma linda letra que faz uma homenagem aos Beatles, com um som que lembra uma Bossa Nova e um violão cheio de ritmo.



“Back In Bahia” tem um elemento de Rock, mais precisamente o psicodélico, que Gil mostra o quanto que à Bahia e o Brasil são peças importante em sua vida, contudo ele respeita Londres apesar do seu saudosismo. “O Canto da Ema” e “Chiclete com Banana” são duas ótimas canções do repertório do excelente músico Jackson do Pandeiro e aqui são regravadas de uma forma ótima e dançante. "Sai do Sereno" que tem a presença marcante de Gal Costa em uma faixa bem sublime e especial.


“Pipoca Moderna” é a única faixa instrumental do disco e mostra a energia e a força da cultura nordestina brasileira com a maravilhosa presença da Banda Pífanos de Caruaru em um som que contagia e encanta pela percussão e pífanos numa forma bem marcante e típica que o instrumento proporciona leveza aos ouvidos.


"Expresso 2222" é um álbum musical de um artista atento às tendências culturais sem perder a essência e o senso crítico de mostrar sua visão de mundo, seja para elencar ideias de um futuro ou para apresentar críticas relacionadas a desigualdade social e autoritarismo; com maestria através de letras impactantes e sonoridade distinta que se mistura entre as inúmeras influências do artista. A obra enaltece o talento de Gilberto Gil, que é reconhecido como um gênio cultural em todo o mundo.

 

Expresso 2222

Gilberto Gil


Lançamento: julho de 1972

Gênero: MPB, Tropicália, Rock

Ouça: "Expresso 2222", "Back In Bahia", "Chiclete com Banana"

Humor: Enérgico, Intimista, Empolgante



 

NOTA DO CRÍTICO: 10

 

Ouça a faixa "Expresso 2222" no YouTube:


117 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page