Eternal Sunshine, um disco Pop de Ariana Grande que é maduro, envolvente e cheio de referências
top of page

Eternal Sunshine, um disco Pop de Ariana Grande que é maduro, envolvente e cheio de referências

Atualizado: 18 de mar.

"Eternal Sunshine" tem como uma das referências o filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" e foi lançado oficialmente em 8 de março.



Os anos 2010 foram anos surpreendentes na cultura, entre essas surpresas estavam as séries televisivas iCarly e Victorious que estavam conquistando fãs e admiradores tanto para as produções, para o canal Nickelodeon e para seus respectivos atores. Muitos nomes se destacaram em iCarly e Victorious, mas um deles teve um destaque bem especial que era o de uma jovem adolescente chamada Cat Valentine que serviu para revelar o nome de Ariana Grande para o meio artístico.

 

Após o fim de iCarly e Victorious, Ariana continuou na atuação por um tempo onde ainda dentro da Nickelodeon fez Sam & Cat e O Clube das Winx. Mas, o ano de 2013 foi um ano determinante para ela isso porque ela iniciou sua trajetória com o lançamento de Yours Truly, seu primeiro disco. De lá pra cá ela lançou mais discos, com destaque especial para os discos Thank U, Next de 2019 e Positions de 2020 que renderam os respectivos hits 7 Rings e Positions e também atrelado a isso ela tem uma vida tanto pessoal quanto profissional bem agitada. Agora em 2024, ela lança Eternal Sunshine seu sétimo álbum de estúdio que foi lançado em 8 de março que consiste em ser um álbum interessante de Pop e R&B com influências Dance e o uso de letras profundas.

 


O nome Eternal Sunshine tem um significado especial para a artista estadunidense. Ela é fã de Jim Carrey e o filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças de 2004, no qual ele é um dos protagonistas do filme ao lado de Kate Winslet, é um dos filmes favoritos dela e de de seu ex-namorado, Mac Miller, que morreu em setembro de 2018. Atualmente, ela namora com Ethan Slater, ator que conheceu durante as filmagens de Wicked.

 

O filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças terá, futuramente, uma resenha neste site. Para aqueles que não estão familiarizados, a história gira em torno de Joel (interpretado por Jim Carrey), que fica surpreso ao descobrir que Clementine (interpretada por Kate Winslet), uma mulher por quem é apaixonado, o apagou completamente de suas memórias. Ele decide seguir o mesmo caminho, mas muda de ideia e luta mentalmente contra o processo de remoção de suas lembranças. É desse filme que Ariana buscou inspiração para criar este álbum, tornando-o uma obra especial tanto em sua vida pessoal quanto em sua carreira artística, em especial para esse novo trabalho.

 

Eternal Sunshine possui 13 faixas que a apresentação conceitual do álbum, onde cantora, ele abrange músicas com alta sensibilidade até as que são consideradas mais divertidas no que se refere à parte lírica. Tudo isso para envolver o Pop e o R&B com elementos do Dance e da Música Eletrônica em sua parte sonora. Além de trazer referências como o fato de ela ter usado a cor vermelha no cabelo para divulgar o álbum onde é percebida a inspiração na personagem Clementine do filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

 


A primeira faixa consiste em ser uma intro de 1 minuto e 32 segundos para trazer o ouvinte para o universo musical do disco com suas letras densas, sua sonoridade cheia de influencias e traz visões de uma artista que quer se reconstruir como ícone da fama e como pessoa também.

 

Yes, And? é a primeira faixa que foi divulgada desse trabalho. Nela é nítido a inspiração no hit Vogue que a cantora Madonna lançou em 1990 no que se refere à sua parte sonora e ao seu desenvolvimento. Enquanto que o vocal é bem contagiante que lembra The Supremes com Diana Ross ou a cantora Beyoncé para mostrar sua vibe dançante, trazer um refrão impactante e uma sonoridade incrível que certamente irá grudar como chiclete sonoro ao longo do ano de 2024 de uma forma bem positiva.

 

Bye é uma canção muito bem feita que retrata como um termino de um relacionamento falido pode ser um livramento, com uma performance vocal bem forte de Ariana junto à uma sonoridade que lembra os sons eletrônicos produzidos nos anos 1970 e 1980.

 

The Boy Is Mine é uma viagem sonora que leva o ouvinte a relembrar girlgroups dos anos 1990 como TLC e Spice Girls, com uma letra que parece ter sido inspirada em Get Him Back, sucesso do disco Guts que a cantora Olivia Rodrigo lançou em 2023 só que em um tom mais intimista.

 


O Synth Pop é bem sentido nas faixas Supernatural e We Can't Be Friends (Wait for Your Love), com um som bem característico, envolvente e único cuja produção se inspirou em grandes nomes do gênero e no disco Harry’s House de Harry Styles para formalizar essas faixas, a diferença está no uso do seu sentimentalismo. Enquanto a primeira se envolve em mostrar os sentimentos de forma mais lenta, a segunda nutre em mostrar as emoções de forma mais direta.

 


I Wish I Hated You tem um tom bem profundo e minimalista que ilustra bem o quanto que Ariana sabe fazer excelentes composições que merecem a atenção em cada mensagem e reflexão. E essa faixa representa bem isso por ter um Pop que consegue ser linear, melancólico, minimalista e equilibrado.

 

Ordinary Things traz um encerramento apoteótico para o trabalho nutrindo o melhor dos elementos e ritmos apresentados em que consiste em um som poderoso e uma letra bem convidativa, que vibra e pulsa tanto com seus timbres a ponto de deixar o ouvido com um gosto de quero mais quando se encerra a faixa.

 

Eternal Sunshine é um dos melhores discos que Ariana Grande já fez até hoje. Ela soube, de forma madura, trazer letras, sons, influências e referências que trazem uma perspectiva nova para a música Pop ao trazer novos elementos que agregaram muito seu repertório, algo que pode se tornar frequente de agora em diante em novos trabalhos da artista, ao ter presença deliciosas de dramatização, melancolia, humor e até mesmo nostalgia. É um dos discos mais certeiros de Pop de 2024 até o momento. E assim como acontece em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, não devemos esquecer de destacar a grandeza e a habilidade que Ariana tem, assim como o personagem Joel, em demonstrar suas emoções e apresentar o cativo delas com bastante empatia.

 

Eternal Sunshine

Ariana Grande


Ano: 2024

Gênero: R&B, Pop, House, Electropop

Ouça: "Yes, And?", "Bye", "We Can't Be Friends (Wait for Your Love)"

Para quem gosta de: Olivia Rodrigo, Harry Styles e Mariah Carey.



 

Nota do crítico: 8,0

 

Veja o videoclipe de "Yes, And?":



136 visualizações0 comentário
bottom of page