Especial: 'Detonautas Roque Clube', o disco de estreia da banda que agitou a música em 2002
top of page

Especial: 'Detonautas Roque Clube', o disco de estreia da banda que agitou a música em 2002

O ano de 2002 trouxe para a música uma banda que marcaria de forma benéfica a história do Rock no Brasil com um álbum de estreia elogiado e marcante


2022 está passando depressa. Mas ainda dá tempo de voltar 20 anos no tempo para relembrar momentos culturais que são inesquecíveis e marcaram a história.


O ano de 2002 foi um ano bem especial, nesse ano Imre Kertész um escritor húngaro que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, a seleção brasileira de futebol masculino se tornava pentacampeã da Copa do Mundo, foi lançado muitos filmes no cinema como "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" e "Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones" e teve também muitos lançamentos musicais. E um dos que chamaram atenção no segundo ano do século 21 foi o disco de estreia da banda Detonautas Roque Clube que proporcionou em deixar o Rock em alta nas paradas musicais brasileiras dos anos 2000.


A banda carioca apesar de ter lançamento seu primeiro disco em 2002, se formou em 1997 onde os integrantes se conheceram pela internet. Se hoje em dia você pode conhecer alguém através das redes sociais e aplicativos de relacionamento com uma internet bem mais favorável, naquele período a internet era de banda larga e você conhecia pessoas através de grupos de chats espalhados por alguns sites da rede de computadores.


Vale ressaltar que até lançarem seu trabalho e assinarem com seu primeiro contrato em uma gravadora, o conjunto já fazia um som independente bem legal para a época. Isso foi fundamental para assinarem com a Warner Music Brasil e ter como produtor o guitarrista do Barão Vermelho, Fernando Magalhães.


Esse primeiro trabalho da banda se deve muito a química do conjunto, o emblemático vocalista Tico Santa Cruz, Fábio Brasil na bateria, DJ Cléston na pick-up e na percussão, Renato Rocha na guitarra base, Rodrigo Netto na guitarra solo e Tchello no baixo; e também popularidade da antiga e saudosa MTV Brasil que fez a Cultura Pop ficar bem popular e também ao talento dos integrantes do grupo em trazer uma nova modernidade ao rock dos anos 80, ao lado de uma representatividade da cena dos anos 90, que combinados deram um som único, marcante e envolvente a ponto de ter como um dos integrantes um DJ, dois guitarristas e uma logo bem cibernética.


O disco autointitulado tem 10 espetaculares músicas com destaque para: “Outro Lugar”, “Quando o Sol Se For”, "Ladrão de Gravata", “Olhos Certos” e "Ei Peraê!!!" . Sendo que “Outro Lugar” e “Quando o Sol Se For” foram canções que viraram videoclipes que fizeram o grupo ser bem conhecido com um ótimo rock alternativo de excelentes letras melódicas, a ponto de serem bastante executados pela MTV Brasil, no programa Clip Mania da Rede Bandeirantes que era apresentado por Sabrina Parlatore e na Rede Globo, quando colocaram “Quando o Sol Se For” na trilha sonora de Malhação em 2003.


“Olhos Certos”, um som bem romântico e suave que marcou bastante o ano de 2003 com um videoclipe, com parte dele sendo de animação. "Ladrão de Gravata” uma crítica social envolta de música sobre a corrupção que pode soar como um recado para o Mensalão Tucano que aconteceu em 1998. "Ei Peraê!!!” uma reflexão sonora sobre os ganhos e as perdas da vida.


Detonautas Roque Clube é o primeiro registro audiovisual de uma banda que marca a história do Rock no Brasil com sua originalidade, sua sonoridade impactante e belas letras, sejam elas românticas, políticas, sociais ou reflexivas. Ao todo são canções marcantes em uma boa discografia. Mostra o quanto se torna especial ouvir esse disco seja em 2022, 2002 ou o tempo que for, uma obra atemporal, inesquecível e sensacional.

 

Detonautas Roque Clube



Lançamento: 27 de janeiro de 2002

Gênero: Rock, Rock Alternativo, Pop.

Ouça: "Outro Lugar", "Quando o Sol Se For", "Olhos Certos".

Humor: Sarcástico, Enérgico, Alegre


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

OUÇA NO SPOTIFY:


















 

VEJA O CLIPE DE "QUANDO O SOL SE FOR"


 



180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page