Entenda como "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana tocou pela primeira vez na estação BBC 1
top of page

Entenda como "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana tocou pela primeira vez na estação BBC 1

Atualizado: 29 de ago. de 2022



Claire Sturgess ex- apresentadora e produtora da BBC 1 relembrou em uma sessão de perguntas e respostas em comemoração ao 30º aniversário de 'Nevermind' que aconteceu na noite de ontem (1 de novembro), do dia em que ela persuadiu a estação BBC a tocar "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez.


"Eu dividia um apartamento com um rapaz que trabalhava no deposito da [gravadora Geffen] Beggars Banquet", disse ela a Matt Everitt da BBC Radio 6 Music. "Um dia ele simplesmente chegou em casa com um vinil de 12 polegadas e disse: 'Você precisa ouvir isso aqui'. Colocamos aquilo na vitrola e quinze segundos depois a abertura, eu estava pensando: 'que diabos é isso?"


Ela continua: Nessa época eu trabalha na Rádio1, era assistente de produção no programa de Simon Bates. Lembro que David Geffen apareceu por lá e disse, 'eu gostaria de te mostrar uma coisa' eu disse, eu já sei sobre isso. Peguei o disco e levei para Bates e disse: 'temos que tocar isso no rádio'. Então ele confiou em mim e colocou no rádio.


O single, que foi lançado para a rádio em 27 de agosto de 1991 e logo depois em 10 de setembro, foi responsável por impulsionar o 'segundo álbum' Nevermind 'das lendas do grunge e desbancou 'Dangerous' do Michael Jackson.


"Ninguém imaginava que eles iam chegar aonde chegaram. E quão rápido isso aconteceu porque foi uma força centrífuga que os chicoteou”, disse Keith Cameron ex- redator da NME, que estava trabalhando na extinta revista Sounds na época.

"É meio que surreal. Kurt Cobain não tinha nada antes do lançamento de 'Nevermind', pelo que fiquei sabendo na época ele dormia em um carro e seis meses depois sua banda tirou Michael Jackson do topo das paradas americanas. É aquele tipo de sucesso que acontece muito rápido e, você precisa ter a cabeça muito centrada para manter o controle", disse Cameron.

O evento da noite passada também viu clipes do show ao vivo da banda no Club Paradiso em Amsterdã em novembro de 1991. Isso incluiu apresentações de 'Polly', 'Breed', 'Territorial Pissings' e um clipe de Cobain cantando deliberadamente 'Come As You' fora do tom.



O show ao vivo aparecerá no boxset super deluxe de 'Nevermind', que também apresenta mais de 70 faixas de áudio e vídeo inéditas desse período. Ele será lançado em 12 de novembro.


 

Veja o clipe de "Smells Like Teen Spirit"


 

Edição de luxo de 'Nevermind'. Lançamento em 12 de novembro de 2021.




65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page