top of page

Em Sã Verdade, o paranaense 43duo prova que a Neo-Psicodelia feita no Brasil segue firme e forte

As letras refletem sentimentos comuns de nossas vidas: dor, perdas, rotina, relacionamentos

43duo
Créditos: Instagram do artista

Hugo Ubaldo (guitarra, voz) e Luana Santana (bateria, teclado, voz) formam a dupla paranaense 43duo. O projeto musical começou a tomar forma ainda nos tempos da Pandemia. Em 2022 surgiu o début As Pessoas e As Cidades, em seguida chegaria Se7e Sonhos (2024).

 


A sonoridade da dupla mistura Indie, Neo-Psicodelia e Rock, mas não se esquece da nossa tradicional e cativante latinidade. Então, ao escutar as 7 faixas de Sã Verdade (2025), sentiremos muitas influências de grupos/artistas como Caetano Veloso, Casa das Máquinas, Os Mutantes, Tame Impala e Pink Floyd.

 

Em apenas 25 minutos, a dupla transmite energia e peso com confiança, tanto que o disco lembra uma apresentação ao vivo. Certamente são composições que ficarão ainda mais intensas para o público nas apresentações da dupla.

 

Uma bela produção que destaca os instrumentos, sobretudo a guitarra que é um dos pontos fortes de ‘Sal e Sina’ (com um solo que no faz pensar no virtuoso Fábio Golfetti do Violeta de Outono). ‘Navio de Sonhos’ traz um riff poderoso e uma letra ganchuda fácil de ser absorvida na primeira audição.

 

A base rítmica de ‘Guabiruba pt. II’ hipnotiza o ouvinte. Mesmo sendo uma canção de arranjo menos cru, não destoa do álbum. ‘Lispector’ flerta com o Punk, fechando de forma competente o trabalho.

 


As letras refletem sentimentos comuns de nossas vidas: dor, perdas, rotina, relacionamentos. O duo utiliza uma poesia que não precisa de muita verborragia para se expressar. Difícil sair inerte a algumas frases ouvidas, como observado em ‘Sal e Sina’: ‘Ver o Sol de cima / E ficar por onde for/ Tudo se ensina / Menos conviver com a dor’.

 


Junto a nomes como Boogarins, O Terno, Papisa e Bike, 43duo é mais um grupo que sabe representar a Neo-Psicodelia na atualidade e que faz o gênero pulsar com vontade e com criatividade pelo país.

 Veja o vídeo de 'Sal e Sina’:


bottom of page