top of page

DEVO ganha documentário na Netflix e inicia turnê de despedida com vídeos restaurados em HD

O filme também destaca o impacto cultural de faixas como “Whip It”, o visual futurista e subversivo do grupo

DEVO
DEVO - Divulgação

Enquanto se preparam para a despedida definitiva dos palcos, os integrantes da icônica banda DEVO terão sua trajetória contada em um novo documentário que estreia na Netflix no dia 19 de agosto. Intitulado simplesmente “DEVO”, o longa é dirigido por Chris Smith (conhecido por “Fyre Festival” e “Jim & Andy”) e teve sua première no Festival de Sundance em janeiro de 2024.



A produção mergulha nas origens da banda formada por Mark e Bob Mothersbaugh, Gerald e Bob Casale e Alan Myers, e revisita o conceito filosófico e provocador de “des-evolução” — criado após os integrantes presenciarem o massacre de Kent State University, em 1970, quando quatro estudantes foram assassinados pela Guarda Nacional dos EUA durante um protesto contra a Guerra do Vietnã.


Além de imagens raras de arquivo e entrevistas com os membros da banda, o filme também destaca o impacto cultural de faixas como “Whip It”, o visual futurista e subversivo do grupo e sua influência duradoura no rock alternativo, na estética pós-punk e na cultura pop como um todo.


Como aquecimento para o lançamento do documentário, o DEVO inicia ainda nesta semana o projeto “Devolutionary Times”, que trará a restauração em alta definição de videoclipes clássicos da banda, com lançamentos duas vezes por semana no YouTube até 10 de novembro.



O pontapé inicial é com “The Truth About De-Evolution”, curta-metragem surrealista de 10 minutos dirigido por Chuck Statler e roteirizado por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh — com direito a versões remasterizadas de “Secret Agent Man” e “Jocko Homo”.


“Os vídeos foram restaurados com qualidade impecável, prontos para saltar da sua tela! Prepare-se para um banquete de DEVO!”, comentou Gerald Casale em nota oficial.

Além disso, o grupo inicia sua turnê de despedida, chamada Cosmic De-Evolution Tour, ao lado dos lendários B-52s, com passagens por cidades como Toronto, Austin e Los Angeles. Em agosto, eles também abrem o show do My Chemical Romance em Chicago, num encontro de gerações marcado por atitude e experimentação.


Formada em 1973, a banda lançou seu aclamado álbum de estreia “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!” em 1978, sob produção de Brian Eno. Mesmo com várias indicações ao longo das décadas, o DEVO ainda não foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame — uma ausência que o documentário, talvez, ajude a corrigir.


Depois de tudo o que influenciaram — de Daft Punk a LCD Soundsystem, de Gorillaz a Nine Inch Nails —, talvez o mundo esteja, enfim, pronto para entender que o futuro sempre foi… DEVO.



Comments


bottom of page