“Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django"
David Crosby, membro co-fundador do The Byrds e Crosby, Stills & Nash, morreu aos 81 anos.
A companheira do músico confirmou a notícia em um comunicado para a Variety, registrando: “É com grande tristeza após uma longa doença, que nosso amado David (Croz) Crosby faleceu.
“Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora ele não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e alma bondosa continuarão a nos guiar e inspirar. Seu legado continuará vivo por meio de sua música lendária”.
Ela continuou: “Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou. Sentiremos muito a falta dele. Neste momento, respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto lamentamos e tentamos lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações.”
Crosby co-fundou o The Byrds em 1964 com Roger McGuinn, Gene Clark, Chris Hillman e Michael Clarke, depois de tocar em cafés acústicos e outras bandas, incluindo Les Baxter's Balladeers. Mas foi demitido em 1967.
Contudo, permaneceu com eles o tempo hábil para se envolver desde a evolução dos primeiros dias, influenciados pelos Beatles, até as músicas endividadas pela psicodelia, e lançou quatro álbuns com a banda, culminando em 'Younger Than Yesterday' de 1967. Também apareceu em seu quinto álbum, 'The Notorious Byrd Brothers', visto que a gravação já estava em andamento quando foi dispensado da banda.
Crosby, Stills & Nash é uma banda que Crosby formou um ano depois de deixar The Byrds, com Stephen Stills de Buffalo Springfield e Graham Nash de The Hollies. Eles ganharam o prêmio de Melhor Novo Artista no Grammy de 1969. Crosby, Stills & Nash (e Young) lançaram, em conjunto, oito álbuns de estúdio, dentre os quais se encontram "Déjà Vu", de 1970, e o último, "Looking Forward", de 1999.
Crosby e Nash colaboravam quando a banda não estava toda junta e lançaram 4 álbuns juntos, de 1972 a 1975.
Em 2019, o músico foi o tema central de um documentário intitulado David Crosby: Remember My Name. O filme foi produzido pelo ex-jornalista da Rolling Stone e diretor de Quase Famosos, Cameron Crowe, e foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Musical no Grammy de 2020.
Comments