top of page

Cópia de Segurança é mais uma boa produção visionária que aborda temas como imortalidade e tecnologia

Claro que como toda tecnologia, existe a polêmica em torno dos prós e contras

Cópia de Segurança
Créditos: Prime Video / Divulgação

O poder visionário do cinema nunca perde sua atração. Através de produções que se tornaram clássicas e até hoje podem ser consideradas atemporais, muitos diretores apresentaram um futuro capaz de chocar muitos espectadores. Filmes como Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982) e Filhos da Esperança (2006), sobretudo se vistos hoje, apontam para eventos que já estão acontecendo entre nós.

 


O filme tcheco Cópia de Segurança (Bod Obnovy, 2023) do diretor Robert Hloz (conhecido por alguns curtas premiados) traz uma ideia que toma forma a partir de um problema comum que se agrava nas grandes cidades: o crescente número de mortes ocasionadas pela violência.

 

O ano é 2041, a população aumentou bastante e com isso, os crimes não pararam de ocorrer. Um instituto então resolve criar um sistema que confere uma segunda chance (entenda como uma espécie de ressureição) para a pessoa que morre acidentalmente (não por causas naturais).

 

Mas, para isso, ela precisa fazer um back-up de sua memória a cada 48 horas, procedimento esse chamado de ponto de restauração. A todo instante, vemos propagandas ressaltando esse procedimento: ‘você já fez seu back-up hoje?’.

 

Claro que como toda tecnologia, existe a polêmica em torno dos prós e contras. Além disso, a empresa deseja aperfeiçoar o sistema e deixá-lo mais seguro, porém isso pode acarretar num custo maior e que será privilégio apenas de uma minoria.

 

Interessante como Cópia de Segurança vai delineando sua atmosfera Sci-fi desde o início. Um mundo dominado pela tecnologia que envolve desde carros que pilotam sozinhos e conseguem fazer tudo apenas com comandos de voz até hologramas que são usados nas cenas dos crimes.

 


É quando entra em cena a obstinada detetive Trochinowska (Andrea Mohylová). Ela precisa desvendar um crime que envolve um dos membros importantes do instituto que cuida da técnica de ressurreição.

 

Créditos: Prime Video / Divulgação
Créditos: Prime Video / Divulgação

A missão de Trochinowska não será nada fácil pois ela ainda enfrenta o desentendimentos de outros profissionais da área, além da prepotência do presidente do instituto. Praticamente sem muita ajuda, precisa encontrar o suspeito e tentar entender o motivo do crime.


Ao encontrar o principal suspeito, a detetive descobre muito mais sobre o instituto e o sistema. Não apenas preso ao Sci-fi, a produção se entrega ao Drama, Investigação Policial e Suspense. O ritmo aumenta com perseguições, revelações, reviravoltas e desconfianças de quem está dizendo a verdade.

 

Trazendo questões sobre imortalidade, ética e o poder da memória, Cópia de Segurança só peca em não responder tudo da trama que tenta abraçar. De qualquer forma, é um filme que expõe um futuro não tão distante da nossa realidade, que leva o espectador a refletir sobre a tecnologia mesmo após o final com o belo e justo fechamento tendo ‘Clair de Lune’ de Claude Debussy como trilha sonora.

ree

Trailer:


bottom of page