A trilha sonora de 'Turning Red' é um caso de amor entre Billie Eilish, Finneas e Ludwig Goransson
top of page

A trilha sonora de 'Turning Red' é um caso de amor entre Billie Eilish, Finneas e Ludwig Goransson


'Turning Red', a mais recente animação da Pixar, apresentou alguns grandes desafios musicais: sobre uma garota de 13 anos, obcecada por uma boy band, cuja ascendência chinesa literalmente aparece quando ela se transforma em um panda-gigante quando suas emoções saem fora de controle.


Exigiu um trio de talentos de classe mundial: os vencedores do Grammy Billie Eilish e Finneas e o vencedor do Oscar, Emmy e Grammy, Ludwig Göransson para compor a bela a trilha sonora.


O fato de tais artistas de alto nível estarem disponíveis e ansiosos para contribuir com “Turning Red” diz muito sobre a reputação musical da Pixar, que ganhou cinco Oscars musicais (incluindo “Soul” do ano passado) e mais 11 indicações para ambas as músicas. ou partitura desde o original “Toy Story” em 1995.


Tom MacDougall, presidente da Walt Disney Music, conversou com a diretora Domee Shi – cuja história pessoal de conflito entre mãe e filha inspirou “Turning Red” – e entrou em contato com todos eles em 2019, antes do início da produção do filme.

 


 

MacDougall é fã de Eilish desde o primeiro hit “Ocean Eyes”, e ficou impressionado, diz ele, “pela amplitude do território que suas composições e performances cobriram” desde então. Ele se lembra de Eilish dizendo que cresceu ouvindo boy bands.


“Quando Mei está com seus amigos, que música eles cantam? Qual é a que todas elas conhecem?” MacDougall lembra de pensar. “E quando elas observam um menino e sentem aquela vibração em seus corações, o que elas estão ouvindo? Então, quando há a música de levantar e ir, o que seria? Tudo apontava de volta para a narrativa.”


A dupla pop super bem sucedida acabou criando três músicas para o filme: "Nobody Like U", um sucesso para o grupo fictício 4*Town do filme; “1 True Love”, uma balada tranquila sobre desgosto; e "U Know What's Up" , um empolgante sucesso de público em estádios. Todos foram escritos no início de 2020, logo depois que Eilish e O'Connell concluíram o trabalho em seu tema de James Bond, agora indicado ao Oscar, “No Time to Die”.

Finneas não é apenas co-escritor e produtor das músicas, ele é, na verdade, uma das cinco vozes do 4*Town (os outros são Jordan Fisher, Josh Levi, Topher Ngo e Grayson Villanueva).


“Domee tinha essa ideia de que era um grupo diversificado de cantores”, diz MacDougall.

As músicas foram as primeiras gravações que a Disney fez após o desligamento da indústria COVID em 2020, com todos os cinco artistas em cabines vocais especialmente construídas no palco de pontuação da Fox. “Eles pareciam cabines telefônicas gigantescas”, diz MacDougall. “Tínhamos defletores e topos de espuma e portas especialmente construídas para entrar e sair.”


Goransson foi contratado na mesma época, diz MacDougall, porque “precisávamos de uma partitura que abrangesse um amplo espectro de sons”. Ele havia acabado de ganhar o Oscar por “Pantera Negra” quando “Turning Red” surgiu, mas, na verdade, MacDougall o havia contratado anos antes para curtas de animação (incluindo “Inner Workings” em 2016).


Coincidentemente, a diretora de “Turning Red” Shi ganhou um Oscar por seu curta da Pixar “Bao” na mesma cerimônia de fevereiro de 2019 em que Goransson ganhou seu Oscar. A esposa do compositor, Serena, uma violinista, tocou na partitura de “Bao” e elogiou sua história comovente. Além disso, a mãe de Serena é coreana e sabia um pouco da complexidade dos relacionamentos entre mãe e filha nas famílias asiáticas.


Eu queria marcar para representar esses sentimentos desconfortáveis ​​e confusos que todos nós encontramos em nossa jornada para a vida adulta”, disse Goransson em entrevistas. “É uma mistura louca de gêneros musicais, de New Jack Swing a boy-band dos anos 90, sons tradicionais chineses e orquestra ocidental. Eu queria que a música funcionasse como uma mixtape para Mei.”


Ele combinou os sons chineses com uma orquestra de Los Angeles de 75 peças. “Acrescentar orquestra foi o último elemento. Eu os usei para reforçar as ideias principais e torná-las mais cinematográficas”, diz ele. O resultado é uma diversão selvagem e estridente, com instrumentos tradicionais chineses dando sabor a um groove orquestral muitas vezes rápido e de grande batida que impulsiona “Turning Red” a sua conclusão satisfatória.


“Tivemos duas semanas” no estúdio de gravação, relata Goransson. “A Pixar nos deu tempo para experimentar com a orquestra, para ver o que ficaria bem e o que não funcionaria.” O resultado, ele acrescenta, “Tudo aconteceu naturalmente e nada parecia forçado”.

 

Acompanhe a gente também nas redes sociais, Teoria Cultural para mais informações sobre o mundo da cultura pop.

 



107 visualizações0 comentário
bottom of page