U2 lança versão acústica de "Sunday Bloody Sunday" em homenagem às vítimas do 'Domingo Sangrento'.


Há exatamente 50 anos, em, 30 de janeiro de 1972 aconteceu o massacre em Derry, na Irlanda do Norte, que ficou conhecido como 'Domingo Sangrento', no qual o exército britânico atirou em manifestantes desarmados, matando 14 pessoas – o maior número de pessoas mortas em um tiroteio durante o conflito na Irlanda do Norte.


O ocorrido serviu de fonte inspiradora para o grupo irlandês U2 compor um dos maiores sucessos da banda, a faixa "Sunday Bloody Sunday" presente no terceiro disco, War de 1982. A canção contém um ritmo propulsivo e marcante, esbarrando em fragmentos de guitarras que representam raiva, desespero e dor. Uma reprodução fidedigna do massacre através de uma tempestade sonora introduzida pelo U2. A bateria explosiva de Larry Muller Jr ascende a angústia do que foi o massacre que tirou até mesmo vidas de crianças.


Em um novo vídeo em preto e branco postado na página do Instagram da banda, o vocalista Bono e o guitarrista The Edge apresentaram uma versão acústica da faixa de 1983, que apareceu no álbum 'War'. Tendo o último verso da letra alterado para: "Aqui na cena do crime / O vírus da ficção, reality show / Porque tantas mães choram / A religião é inimiga do Espírito Santo guia /E a batalha apenas começou /Onde está a vitória que Jesus conquistou?"


Durante o solo de guitarra de The Edge, foram introduzidas imagens de arquivos que começaram a ser intercaladas no vídeo. “30 de janeiro de 2022 – Com amor, Bono & Edge”, eles legendaram o post comovente.


Veja abaixo a postagem no Instagram da banda


 

No ano passado o guitarrista Edge divulgou que a banda estava trabalhando em seu próximo álbum- o sucessor de "Songs Of Experience" de 2017.

“Estamos firmemente presos na torre da música e trabalhando em um monte de coisas novas. Estou me divertindo muito escrevendo e não necessariamente tendo que pensar onde isso vai dar. É mais sobre aproveitar a experiência de escrever e não ter expectativas ou limitações no processo", disse ele em entrevistas.

Em novembro de 2021, o U2 compartilhou uma nova canção chamada "Song Saved My Life", sua primeira faixa inédita depois de dois anos.

 

Sobre Marcello Almeida

É editor e criador do Teoria Cultural.

Pai da Gabriela, Técnico em Radiologia, flamenguista, amante de filmes de terror. Adora bandas como: Radiohead, Teenage Fanclub e Jesus And Mary Chain. Nas horas vagas, gosta de divagar histórias sobre: música, cinema e literatura, e curtir as aventuras do cão Dylan. marce.almeidasilvaa@gmail.com

 


17 visualizações0 comentário