Thunderbird apresenta ótimo Rock com questões sociais relevantes em "Pequena Minoria De Vândalos"

Thunderbird contextualiza com o cenário político atual no climático 'Pequena Minoria de Vândalos'


Crédito: reprodução Twitter

Luiz Fernando Duarte, mais conhecido como Thunderbird, é um dos grandes nomes da cultura brasileira. Ele foi VJ da antiga e saudosa MTV Brasil, é um grande conhecedor musical onde compartilha seu conhecimento do cenário musical no “Music Thunder Vision” seu fabuloso canal no YouTube que fala de música desde MPB até o Rock. Em 2019 ele lançou o livro “Conto de Thunder”, sua magistral autobiografia literária com apoio dos espetaculares jornalistas Leandro Iamin e Mauro Beting.


E, além disso, ele é também músico. Desde 1986, ele é integrante de uma banda de Rock Alternativo famosa chamada Devotos de Nossa Senhora Aparecida, é também faz parte de outros grupos como Tarântulas & Tarantinos e já tocou com ótimos artistas como Júpiter Maçã uma das lendas do Rock Gaúcho e o excelente músico goiano Odair José. Agora em 2022 ele lança “Pequena Minoria de Vândalos” seu primeiro disco solo que apresenta um ótimo Rock com questões sociais relevantes.


O trabalho estava sendo gravado desde 2020 e tem nove faixas de pura fervura musical que destaca a insatisfação do artista perante o conservadorismo da nossa atualidade. Algumas músicas são de autoria de Thunderbird e outras são de parceiros dele, mas, em ambas, contam com uma forte base sonora formada por ele, Gustavo Boni, Caio Lopes, Rafael “Chicão” Montorfano e Daniel Brita, juntos promovem um som sensacional graças a produção musical de Lampadinha e a produção visual de Carol Shimeji.

“A Obra”, música que abre o álbum soa hipnotizante, uma mistura de rock com pop, pegando carona na Disco Music.

“Protesto” se apresenta como uma canção nervosa com uma letra totalmente politizada, falando de questionamentos sociais, de como lutar pelos direitos que temos como cidadãos, a canção lembra muito a vertente do Grunge, das raízes políticas de bandas como Legião Urbana e Titãs. “Eu Vou de Bicicleta”, uma bela parceria de Thunderbird com Odair José, com uma pegada ambiental que faz referência direta ao emblemático Bruce Springsteen, por hora, pode lembrar Midnight Oil.


“Insuportável” navega por um Mod no estilo The Who e The Jam. “Rio Tietê” uma alegre homenagem ao rio que pertence à cidade de São Paulo com guitarra distorcida e influências da música nordestina. “Ética” coloca em evidência uma atmosfera bem New Wave, enquanto “Rumo” deságua em clima vibrante e psicodélico, a faixa conta com a participação especial da banda Bike, a canção mais longa do disco, com cerca de 8 minutos. “Livre Evaporação” pode ser a mais experimental e não estranhe se você lembrar de Pink Floyd. “Serra do Mar” encerra o disco com um som totalmente instrumental, esplêndido.


'Pequena Minoria de Vândalos' é o fiel retrato de um artista plural que mostra sua versatilidade e genialidade em faixas que destacam seu lado eclético e letras impactantes. O disco funciona como uma ótima porta de entrada para entrar nesse excelente universo musical do artista.

 

Pequena Minoria de Vândalos

Thunderbird


Lançamento: 23 de junho de 2022

Gênero Musical: Rock

Humor: psicodélico, climático, envolvente

Ouça: 'A Obra', 'Eu Vou de Bicicleta', 'Rio Tietê', 'Protesto'


 

Nota do crítico: 8,5

 

Ouça no Spotify:
















 

Assista ao Clipe de "Eu Vou de Bicicleta" abaixo:


 


67 visualizações0 comentário