Seis filmes para conhecer e apreciar o Studio Ghibli. Confira!


Fundado em 1985, no Japão, que tem o ilustre e excelente cineasta japonês Hayao Miyazaki como um de seus fundadores, o Studio Ghibli é considerado um dos principais estúdios de animação do mundo, com produções premiadas que marcaram não apenas o mundo oriental, mas também o ocidental.


As suas produções animadas são puramente belas, cheias de cores, possuem temas que são tocantes, trilhas sonoras marcantes, ótimas historias, personagens inesquecíveis e também possui fortes mensagens que vão desde sentimentais até as mais reflexivas, onde elas encantam cinéfilos de todas as idades pelo mundo afora de forma única e significativa.


Diante disso, escolhi de acordo com meu gosto pessoal seis filmes imperdíveis do estúdio japonês para vocês conhecerem, apreciarem o Studio Ghibli para divulgar algumas produções culturais asiáticas que são simplesmente muito boas e ótimas, onde cineastas como o genial Hayao Miyazaki trata com sensibilidade os filmes com o poder de reflexão e observação sobre a condição humana com muita fantasia e sensibilidade.


Now Playing! Apreciem sem moderação!

 

1) Meu Amigo Totoro

Lançado em 1988, ele é dos filmes mais famosos e mais divulgados internacionalmente pela empresa japonesa a ponto de 'Totoro' ser utilizado como mascote dela. O filme nos apresenta a história tocante de duas irmãs que se mudam para ficar mais perto da mãe que está internada em um hospital. Com o pai ocupado, elas aproveitam para conhecer a vizinhança e nisso se deparam com umas figuras chamadas de Totoros. Elas acabam se tornando amigas do mais velho deles, e ficam boa parte do tempo com ele e juntos os três vivem grandes aventuras sejam elas de pura magia ou de autoconhecimento.


 

2) O Serviço de Entregas da Kiki

Lançado em 1989, o desenho é baseado em um livro homônimo escrito e publicado pela escritora japonesa Eiko Kadono e nele conhecemos uma simpática garota chamada Kiki que vive em um vilarejo com sua família e que é uma bruxa de 13 anos. Por ser uma bruxa precisa seguir a tradição de sua espécie: viver por um ano, sozinha em outra cidade, apenas acompanhada por seu gato falante. Um filme bonito sobre as descoberta do mundo, acolhimento, empatia e solidariedade com as diferenças, a obra enaltece o amor com muitas emoções.


 

3) Porco Rosso: O Último Herói Romântico

Lançado em 1992, ele é baseado em "Hikōtei Jidai" um mangá de Hayao Miyazaki, teve grande divulgação internacional e ele nos apresenta uma animação tocante que se passa em um período de guerras onde o protagonista é um caçador de recompensas que é piloto de avião, é de nacionalidade italiana e possui uma cabeça de porco após uma maldição. Agora ele se concentra em seus combates aéreos e tenta levar sua vida após esse acontecimento que a mudou completamente. A produção é uma acusação contra a guerra e seus absurdos, abordando temas como o mito do herói. Tudo isso feito com simplicidade, reflexão e emoção.


 

4- Princesa Mononoke

Lançado em 1997, é um dos filmes mais divulgados pela produção japonesa em âmbito internacional. O filme se passa em um período no Japão chamado Muromachi que durou de 1336 até 1573. Nessa história vemos príncipe Ashitaka que sai busca uma cura onde ele foi amaldiçoado após salvar sua tribo de um deus javali. Nesse caminho para se curar, ele conhece e se apaixona por San, uma jovem garota adotada e criada por uma tribo de deuses-lobo. E nessa jornada os dois jovens vão defender suas vidas com muita ferocidade em uma trama que reflete sobre a destruição da natureza provocada pelos homens e o aspecto triste que as guerras provocam no mundo, na sociedade e na natureza.


 

5- A viagem de Chihiro

Lançado em 2001 o filme é considerado uma das produções de maior bilheteria da história do Japão e ganhou prestígio internacional após ganhar em 2003 o Oscar de Melhor Animação. O filme nos apresenta uma garota chamada Chiriro que está de mudança com seus pais, e mostra que ela não está gostando da situação. Após atravessarem um misterioso túnel, eles vão parar em um mundo de espíritos, em que os adultos viram porcos após comerem a comida desses espíritos. A garota parte para uma jornada de recuperar sua família, de autoconhecimento e de muita fantasia para analisar seu lugar no mundo, refletir sobre o tema mudança e a percepção de coisas importantes na vida.


 

6- Vidas Ao Vento

Lançado em 2013, o filme ganhou âmbito e prestígio internacional após ter sido indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2014. O filme é dramático e biográfico. Ele nos apresenta Jiro Horikoshi um jovem que pretende se tornar um especialista na criação e manuseio de aeronaves. Ele foi o projetista do avião de caça Mitsubishi A5M e o seu sucessor, Mitsubishi A6M "Zero". Ambos foram usados pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. E a história destaca também seu caso amoroso com Nahoko, uma menina com tuberculose. Considerado mais um filme anti-guerra, ele apresenta a sociedade japonesa dos anos 20 e 30 ao analisar suas dificuldades e de apresentar um lado pacifista do protagonista da animação com muito sentimentalismo e dramaticidade.


 

Sobre Alexandre Tiago

Um rapaz latino-americano que é um sonhador, que ama futebol, apaixonado pela arte, formado em Direito, é um defensor da democracia e coleciona desde CDs e livros, até as memórias que a vida oferece." Alexandre escreve sobre arte e cultura na sua página do Instagram.

@cultivandoasartes

58 visualizações0 comentário