Seis discos brasileiros importantes que foram lançados em 1997; Confira
top of page

Seis discos brasileiros importantes que foram lançados em 1997; Confira



O ano de 97 pode muito bem ser considerado um marco importante no cenário musical, ele representou o surgimento de ótimos discos dos mais diversos artistas. Essa lista tem a intenção de focar na música brasileira e destacar seis discos importantes para o cenário, isso não quer dizer serem os melhores, a intenção aqui não é está, ok?


As obras representam a diversidade cultural e um grande ecletismo enaltecendo a democracia musical passando pelo Rock, MPB, Samba, Pop, Rap e Hip Hop.


Curadoria musical de Alexandre Tiago.


Confira a lista abaixo.

 

"Por Onde Andará Stephen Fry?" Do Zeca Baleiro

Começando a lista temos o primeiro disco do genial artista maranhense. O nome é baseado numa notícia publicada no jornal Folha de São Paulo, em fevereiro de 1995, sobre o suposto desaparecimento do ator inglês Stephen Fry depois de uma crítica negativa à sua atuação numa peça de teatro em Londres. O disco demonstra uma MPB aberta para a diversidade misturando ela com Rock, Forró, Pop, Reggae e música folclórica que deixou sua sonoridade cativante, envolvente e eletrizante graças as letras poéticas e suas grandes participações especiais de Genival Lacerda, Chico César e Wanderléa.

Ouça a música “Bandeira”- abaixo.


 

"Transpiração Contínua Prolongada" da banda Charlie Brown Jr.

Seguindo a lista temos mais uma estreia. E essa é da espetacular banda santista que tinha como líder o saudoso e carismático Chorão. O título do álbum ressalta a batalha e o esforço suado que o grupo teve para finalmente poder gravar o seu primeiro álbum, pois a banda já vinha em atividade desde 1992. E falando na obra ela é ótima, visceral, cativante e elétrica exalta um Rock muito bom, cheio de referências, um som que é bem atemporal e com letras sensacionais. Ouça a música “O Coro Vai Comê"- abaixo.


 

"Acústico MTV Titãs" da banda Titãs

Continuando no Rock temos um maravilhoso álbum em formato acústico realizado em parceria com a MTV Brasil. Ele foi gravado em 6 e 7 de março de 1997 no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro e gerou um CD e DVD que são maravilhosos. Além disso, há participações esplêndidas como da brasileira Marisa Monte, do ex-integrante Arnaldo Antunes, do argentino Fito Páez e do jamaicano Jimmy Cliff que deram um gás enorme ao repertório do grupo paulista (Titãs) em uma sonoridade única, excelente e cativante.

Ouça a música “Os Cegos Do Castelo”- abaixo.


 

"Hoje é dia de Festa" do Zeca Pagodinho

Indo para o Samba temos uma obra que faz jus ao gênero musical ao trazer o carismático Zeca Pagodinho com músicas que exaltam desde romantismo e humor e críticas sociais que fizeram muitas dessas canções se tornarem verdadeiros clássicos seja pelas suas letras impactantes e sensacionais ou por sua sonoridade que é envolvente, eletrizante e excelente que fazem dele um trabalho bem especial para a carreira do músico carioca na totalidade. Ouça a música “Lama Nas Ruas”- abaixo.


 

"Sobrevivendo no Inferno" do grupo Racionais MC’s

Indo para o Rap e Hip Hop temos o quarto álbum de estúdio do grupo paulista Racionais, liderado pelo talentoso Mano Brown. O disco retrata textos bíblicos, racismo, miséria e desigualdade social com letras impactantes. Uma sonoridade avassaladora com samples espetaculares e ritmos contagiantes. Além disso, há uma incrível homenagem ao fabuloso artista Jorge Ben Jor em uma das faixas. Ouça a música “Diário de um Detento”, abaixo.

_________________________________________________________________________________________


"Lapadas do Povo" da banda Raimundos

Encerrando essa lista temos um álbum impactante da discografia dessa banda de Rock de Brasília. Foi gravado nos Estados Unidos e possui uma sonoridade bem pesada e menos humorada em comparação com os seus trabalhos anteriores e suas letras são mais sérias ao abordar mais os temas sociais, o que deixou ele explosivo, elétrico e muito bom. Aqui, o Raimundos utilizou muito a influência do Punk e do Hardcore. O disco ainda traz uma versão em português da clássica canção "Ramona" dos Ramones.

Ouça a música “Andar na Pedra”- abaixo.


 

Qual desses discos você considera mais importante na música brasileira?

  • 0%Zeca Baleiro

  • 0%Charlie Brown Jr.

  • 0%Titãs

  • 0%Zeca Pagodinho


 



204 visualizações0 comentário
bottom of page