Robert Duvall morre aos 95 anos, um dos maiores atores da história do cinema
- Marcello Almeida
- há 16 horas
- 2 min de leitura
Vencedor do Oscar, ator marcou gerações com papéis em clássicos como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now

O cinema perdeu uma de suas grandes lendas. Robert Duvall morreu aos 95 anos. A morte foi confirmada por sua esposa, Luciana Duvall, em um comunicado oficial. Segundo ela, o ator faleceu em casa, “cercado de amor e conforto”.
“Ontem nos despedimos do meu amado marido, querido amigo e um dos maiores atores do nosso tempo”, escreveu Luciana. “Bob faleceu em paz em casa, cercado de amor e conforto. Para o mundo, ele era um ator vencedor do Oscar, um diretor, um contador de histórias. Para mim, ele era simplesmente tudo.”
No texto, ela destacou a relação profunda de Duvall com a arte e seus personagens.
“Sua paixão pela arte só era comparável ao seu profundo amor por personagens, uma boa refeição e por receber visitas. Em cada um de seus muitos papéis, Bob se entregou completamente aos personagens e à essência do espírito humano que eles representavam. Ao fazer isso, ele nos deixa algo duradouro e inesquecível”, escreveu. A família também pediu respeito à privacidade neste momento.
Robert Duvall venceu o Oscar de Melhor Ator em 1984 por A Força do Carinho e recebeu outras seis indicações ao prêmio ao longo da carreira, incluindo por O Apóstolo, A Qualquer Custo, O Juiz e dois filmes que marcaram definitivamente sua trajetória: Apocalypse Now e O Poderoso Chefão.
O papel de Tom Hagen, conselheiro e advogado da família Corleone em O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Ford Coppola, foi decisivo para consolidar seu nome no cinema. A parceria com Coppola se repetiu na continuação da saga e em A Conversação, estrelado por Gene Hackman.
Na década seguinte, Duvall participou de outros trabalhos marcantes. Em 1976, atuou em Rede de Intrigas, de Sidney Lumet, interpretando o executivo de TV Frank Hackett. Em 1979, eternizou a frase “Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã” como o Coronel Kilgore em Apocalypse Now.
Ao longo da carreira, o ator também esteve em filmes como O Grande Santini, Confissões Verdadeiras, ao lado de Robert De Niro, além de produções de grande público como Dias de Trovão, Impacto Profundo e 60 Segundos. Ao todo, acumulou mais de 140 créditos de atuação no cinema e na televisão.











