top of page

O Agente Secreto vence Melhor Filme Internacional no Spirit Awards

Longa de Kleber Mendonça Filho foi premiado na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards

Wagner Moura em O Agente Secreto
Imagem: Divulgação

O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards, realizada na noite deste domingo, 15 de fevereiro. A produção disputava a categoria com títulos como All That’s Left of You e Sirât, este último também apontado como concorrente ao Oscar 2026.




Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à capital pernambucana após anos fora do país em busca de tranquilidade. Ao chegar, ele se depara com uma cidade marcada por perigos e segredos inquietantes.


A narrativa constrói um retrato da sociedade e do cenário político brasileiro dos anos 1970, abordando temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como instrumento de controle em contextos autoritários.



O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes. O ator Udo Kier, que já trabalhou com o diretor em Bacurau, também integra a produção. Além da direção, Kleber Mendonça Filho assina o roteiro do filme.



No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um desempenho expressivo, conquistando dois prêmios: Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.


O longa concorre ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Direção de Elenco.




bottom of page