top of page

Neto de Oppenheimer critica cena da maçã em filme de Christopher Nolan

Christopher Nolan se inspirou consideravelmente na biografia "American Prometheus" de 2005.

CRÉDITO: Universal


Charles, o neto de J. Robert Oppenheimer, expressou seu descontentamento com uma cena específica da cinebiografia de Christopher Nolan, que envolve uma maçã envenenada.


No filme, J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy) é mostrado injetando veneno em uma maçã destinada a seu professor, mas depois decide não seguir adiante e a descarta.



Christopher Nolan se inspirou consideravelmente na biografia "American Prometheus" de 2005, que sugere a possibilidade de J. Robert Oppenheimer quase cometeu um assassinato. No entanto, Nolan admite que essa suposição é incerta e não há evidências históricas que comprovem tal acontecimento.


“Quando conversei com Chris Nolan, a certa altura ele disse algo mais ou menos como: 'Eu sei contar uma história sobre esse assunto. Haverá partes que você terá que dramatizar um pouco e partes que serão alteradas. Como membros da família, acho que vocês vão gostar de alguns papéis e não gostar de outros'”, disse Charles Oppenheimer à TIME.



“Isso provavelmente me levou a aceitar o filme, embora eu o tenha visto muito tarde, logo quando foi lançado. Como uma representação dramatizada da história, foi realmente preciso. Há partes das quais discordo, mas não por causa de Nolan.


Ele continuou: “A parte que eu menos gosto é essa referência à maçã envenenada, que era um problema no Prometheus americano. Se você ler o American Prometheus com bastante atenção, os autores dizem: 'Não sabemos realmente se isso aconteceu.' Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro.


Charles Oppenheimer acrescentou que, embora tivesse removido a cena da maçã, ele não sentia que era seu papel influenciar Nolan.



"Não consigo me imaginar dando conselhos sobre filmes para Nolan. Ele é um especialista, ele é o artista e um gênio nessa área”, disse ele. “Mas uma história familiar divertida é que, se eu me convidasse para o set, eles me receberiam, o que fiz duas vezes. E então uma vez eu visitei o set no Novo México. Eu os vi no filme e, naquela cena em particular, Cillian Murphy entra em uma sala e parte de sua fala era chamar alguém de 'idiota'. E quando voltei para Santa Fé e contei ao meu pai, ele ficou horrorizado.


“Ele disse: 'Robert Oppenheimer nunca jurou. Ele era uma pessoa tão formal. Ele nunca, jamais faria isso. E eu fiquei tipo, 'Bem, é uma dramatização.' Mas eu estava preocupado que no filme ele fosse um cara abusivo e xingador. De qualquer forma, acho que ele disse um palavrão no filme e eu estava na sala. Portanto, há uma chance de que, se fôssemos consultores, poderíamos ter acrescentado alguns detalhes e profundidade. Mas há um registro tão completo. Foi o suficiente para Nolan contar a história que pretendia."

31 visualizações0 comentário
bottom of page