top of page

Milton Nascimento presta homenagem emocionante a Lô Borges: “O Brasil perde um de seus artistas mais geniais”

O adeus a um dos fundadores do Clube da Esquina comove o país e resgata uma das amizades mais bonitas da música brasileira

Milton Nascimento e Lô Borges
Reprodução / Instagram

Na manhã desta segunda-feira (3), o Brasil despertou com uma notícia devastadora: Lô Borges, um dos pilares do Clube da Esquina e símbolo da inventividade musical mineira, faleceu aos 73 anos, após dias internado em um hospital de Belo Horizonte por causa de uma intoxicação medicamentosa.



A causa exata da morte não foi divulgada, mas as homenagens começaram cedo, entre elas, a de Milton Nascimento, seu maior parceiro e amigo de vida. Em um texto carregado de afeto e gratidão, Bituca celebrou décadas de cumplicidade e o legado eterno deixado por Lô:


“Lô Borges foi – e sempre será – uma das pessoas mais importantes da vida e obra de Milton Nascimento. Foram décadas e mais décadas de uma amizade e cumplicidade lindas, que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música no mundo: o Clube da Esquina. Lô nos deixará um vazio e uma saudade enormes, e o Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos. Desejamos muito amor e força à família Borges, a qual acolheu Bituca em sua chegada a Belo Horizonte, lá nos anos 60 e, principalmente, ao seu filho Luca. Descanse em paz, Lô 🖤”

A publicação, feita nas redes sociais de Milton, é mais do que uma despedida — é um testamento de amor e história. Afinal, foi ao lado de Lô que ele ajudou a transformar a música brasileira em arte universal, costurando harmonias que uniam o sagrado e o terreno, o Brasil e o mundo.



De “O Trem Azul” a “Paisagem da Janela”, Lô deixou um cancioneiro que transcende gerações. E se o trem partiu para não voltar, como diz a canção, o som que ele deixou continuará ecoando por muito tempo, um som que jamais se despede.


Vale lembrar que Milton Nascimento, hoje com 82 anos, está aposentado dos palcos e foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), condição que vem sendo tratada com acompanhamento médico e apoio familiar.

bottom of page