top of page

Michael Stipe revela letras corretas de clássico do R.E.M.

Algumas músicas parecem inquebráveis, mas basta uma palavra para reescrever décadas de mal-entendidos

  Michael Stipe
(Foto de Al Pereira/WireImage)

Michael Stipe decidiu acabar com um dos maiores enigmas da cultura pop: as letras aceleradas e quase indecifráveis de It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine), clássico do R.E.M. lançado em 1987.



O vocalista recorreu ao Bluesky no último fim de semana, publicando um meme dos Simpsons em que Homer afirma saber cantar cada verso da faixa — apenas para ser lembrado de que “ninguém consegue”. “Eu consigo”, brincou Stipe, antes de compartilhar trechos da letra oficial.


Entre os versos confirmados estão:


“À esquerda do oeste e chegando às pressas, com as Fúrias soprando na sua nuca. Time por time, repórteres confusos, derrotados, presos, cortados. Olhe só aquele jogo baixo, tudo bem, então.”






As revelações derrubam versões equivocadas que circulavam há décadas, reforçadas pelo fato de que o R.E.M., durante a fase com a gravadora IRS Records, não publicava as letras nos encartes dos álbuns.


Lançada em Document (1987), It’s The End Of The World… foi o último registro da banda antes de migrar para a Warner Bros. Records, onde alcançaria projeção global.


A correção chega em um momento de retomada da memória do grupo. Em maio, o R.E.M. anunciou o EP beneficente Radio Free Europe 2025, que inclui um remix inédito de seu single de estreia. A edição limitada em vinil laranja de 10 polegadas chega em 12 de setembro.


Entre equívocos e confirmações, Stipe mostra que até o fim do mundo pode soar mais claro — basta escutar de novo.

Comentários


bottom of page