Lula celebra escolha de O Agente Secreto para representar o Brasil no Oscar 2026
- Marcello Almeida

- 15 de set.
- 1 min de leitura
“Nosso cinema vive um grande momento, fruto de talento, trabalho e incentivo.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a escolha de O Agente Secreto para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema.
Em publicação no X, Lula lembrou que assistiu ao longa ao lado da primeira-dama Janja e de parte do elenco. O diretor Kleber Mendonça Filho respondeu à mensagem com um breve “Presidente Lula! Grande abraço”.
O presidente também destacou o reconhecimento que o filme já conquistou no Festival de Cannes, onde venceu os prêmios de Melhor Direção, para Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura.
“Estou certo de que O Agente Secreto vai representar o nosso cinema com louvor”, escreveu.

O longa foi escolhido entre seis finalistas: Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Ambientado no Recife de 1977, em plena ditadura militar, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), professor universitário e especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de paz. No entanto, acaba envolvido em uma rede de espionagem, conspirações e vigilância constante.
Com estreia nacional marcada para 6 de novembro, o filme chega aos cinemas brasileiros pela Vitrine Filmes.















Comentários