James Hetfield comenta o significado de “Fade to Black” e faz apelo emocionante aos fãs
- Marcello Almeida

- há 22 horas
- 2 min de leitura
Vocalista do Metallica aborda saúde mental durante show da turnê M72

Quem acompanha a trajetória do Metallica conhece a densidade emocional presente em parte das letras da banda. Entre elas, “Fade to Black”, do álbum Ride the Lightning, ocupa um lugar central por tratar abertamente de temas como sofrimento profundo e ideação suicida.
Durante apresentações recentes da turnê M72, o vocalista e guitarrista James Hetfield tem se dirigido ao público para contextualizar a canção. Em um discurso feito no ano passado — e que voltou a circular nas redes, Hetfield foi direto ao falar do impacto do tema na vida das pessoas.
“Essa música aqui é sobre suicídio. E acho que todos nós já fomos afetados por isso em algum momento da vida. Seja pensando nisso, ou alguém próximo que pensou e realmente fez. É uma merda”, disse o músico, antes de relatar uma conversa marcante com um amigo. Segundo Hetfield, a frase que mais o tocou foi simples: a pessoa “deveria ter esperado”, porque, como ele reforçou, “as coisas melhoram”.
Na sequência, o cantor falou abertamente sobre suas próprias batalhas emocionais e ampliou a mensagem para quem estava ali.
“Eu conheço a escuridão. E sei que todo mundo aqui conhece a escuridão”, afirmou, destacando que recorrer a uma solução definitiva para um problema passageiro não vale a pena.
Hetfield encerrou o discurso incentivando o diálogo e a busca por apoio.
“Converse com alguém. Coloque isso para fora. Você não está aqui à toa. Você está aqui para ser amado e valorizado. Fale com seus amigos, fale com um estranho, fale com qualquer um. Porque você vale a pena e precisamos de você aqui.”
A fala reforça como “Fade to Black”, mesmo lançada em 1984, segue atual, não apenas como uma das composições mais marcantes do Metallica, mas como um ponto de partida para conversas necessárias sobre saúde mental e acolhimento.















Comentários