top of page

Jambu, banda Indie da cidade de Manaus, faz um som eclético e acolhedor em "Tudo é Mt Distante"

"Tudo é Mt Distante" foi lançado em 17 de março de 2023.

Banda Jambu. Crédito: Reprodução/Instagram.


Você sabe o que é Jambu? Ou mesmo conhece e ouviu falar? O Jambu é uma erva bastante utilizada na culinária dos estados do Pará e Amazonas, no Norte do Brasil. Ela é usada em alimentos, em bebidas alcoólicas como cachaça e até mesmo como planta medicinal na região.


Entretanto, essa apresentação serve para falar de outro Jambu. Esse é o nome de uma bacana banda formada no ano de 2020 na cidade de Manaus, capital do estado Amazonas. Formada por Gabriel Mar (vocalista/guitarrista), Roberto Freire (guitarrista), Gustavo Pessoa (baixista) e Yasmin Costa (vocalista e baterista), o grupo vem lançado desde quando se formaram singles para apresentar seu som que tem ótimas influências de Rock, Indie, Pop, New Wave, MPB, Psicodelismo e até mesmo de Reggae que chama a atenção positivamente. E em 2023, resolveram lança o disco “Tudo é Mt Distante” que capta o melhor desse ecletismo sonoro em canções ótimas, seja pela parte lírica quanto na parte sonora.



O título do disco faz a gente refletir sobre globalização e até mesmo acesso cultural. Isso porque como a banda é da região Norte do Brasil e por causa disso o acesso a coisas culturais que eles têm em relação a outros lugares do Brasil é mais demorado e longe do que seria se estivesse em áreas cujo acesso é imediato e rápido, seja ele nacional ou internacional. Além disso, pode ser comparado com o alcance sonoro do músico cearense Belchior no seu início de carreira e com o título do incrível “Longe Demais das Capitais” o álbum de estreia de uma famosa banda de Rock do Rio Grande do Sul chamada Engenheiros do Hawaii pelos mesmos motivos apresentados. As diferenças são apenas a localidade de onde os conjuntos surgiram, o período temporal que surgiram e a tecnologia que apesar de ter evoluído, a sua evolução ainda precisa ser maior e mais democrática.


Com uma introdução de 1 minuto e 12 segundos e mais 11 faixas entramos nesse universo que promove viagens sonoras, sejam elas dançantes, existenciais ou sentimentais. Em “Astronauta” traz uma sonoridade excelente e atmosférica com uma letra que remete à viagem especial com colocações sociais e sentimentais que fazem dessa canção uma balada dançante cheia de nuances cujo lado ruim é apenas a sua curta duração.


“Caso Sério” tem duração de 4 minutos e temos uma música que traz a essência da banda e capta seu ecletismo sonoro de forma muito boa ao trazer um som suave e romântico ao mostrar que a vida é única e para isso é preciso se entregar para sentimentos como o amor sem nenhum medo. “Sacanagem” apresenta um Pop Rock gratificante que faz lembrar imediatamente a banda Terno Rei por atrair uma pegada Indie dos anos 80 e 90 numa vibe retrô sem uso de clichês para soar como algo experimental e visceral.



“Viajei” tem lírico bem dúbio que pode agradar uns e desagradar outros, mas tem um som instrumental bem feito que torna essa canção aceitável no decorrer do álbum. Enquanto sua faixa seguinte “Sei Lá” é compensada por conta de seu som praiano e letra linear que é impossível não se lembrar de artistas como as bandas Charlie Brown Jr., Mundo Livre S/A e Skank com toques de nostalgia.


“Não Vou Ficar Legal” e “Você Não Sabe De Onde Eu Vim” são duas faixas com menos de 2 minutos de duração, que apesar da curta duração, possuem uma atmosfera bem oitentista inspiradas pela New Wave e Surf Music que fazem sentir bem forte uma combinação de experimentos sonoros bem combinados. “Saudade” traz um ótimo encerramento com aquele gosto de quero mais embasado por sua letra que força um sentimentalismo profundo por meio de uma sonoridade acústica com elementos de MPB que são muito bem feitos.


“Tudo é Mt Distante” é uma excelente estreia do Jambu que mostra com sua simplicidade um som eclético, envolvente e maduro que as pessoas precisam conhecer e ouvir por ser um trabalho linear, instrumentos sintonizados, letras sensacionais e um conjunto de talentos de 4 pessoas esforçadas que mostram suas referências e influências de forma excelente. Se eles quiserem, eles podem ir bastante longe com todos esses elementos que serão extremamente acolhidos, seja pela crítica que conhecerá uma banda interessante e boa quanto pelo público que fará dessa criatividade cultural ser uma trilha sonora para os ouvidos nos mais diversos momentos, dias e lugares espalhados pelo mundo.

 

Tudo é Mt Distante

Jambu


Lançamento: 17 de março de 2023

Gênero: Indie Rock, Rock, Pop Rock

Ouça: "Astronauta", "Caso Sério", "Sei Lá"

Humor: Acolhedor, Reflexivo, Sentimental


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Veja o Vídeo Clipe oficial de "Caso Sério":


145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page