top of page

Google celebra os 90 anos do cartunista argentino Quino, criador de Mafalda; Confira

O Doodle do Google é uma homenagem ao legado do cartunista argentino Quino e sua famosa personagem Mafalda

Quino, criador da Mafalda. Imagem: Reprodução.


Quem acessar o Google hoje (17), verá um Doodle muito especial dedicado ao cartunista argentino Quino, para homenagear seu legado no humor, na literatura e nos quadrinhos, ao dar vida a Mafalda e sua turma.


A homenagem marca o aniversário de nascimento do artista, o Google sempre atento aos fatos da cultura pop, traz em seu Doodle de hoje informações da vida e a obra do cartunista que tanto fez pela cultura, seu legado merece ser admirado, e conhecido por futuras gerações. Abaixo você pode ver um desenho feito baseado em seus traços característicos.


Veja o desenho em homenagem ao Quino:



Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido pelo pseudônimo Quino, nasceu em Mendoza, na Argentina, em 17 de julho de 1932 sendo o responsável por criar histórias em quadrinhos de Mafalda e sua turma.


Ele criou a Mafalda em 1964 para uma campanha publicitária de eletrodomésticos. A campanha não foi ar, mas Quino se utilizou dos esboços para fazer uma série de histórias com a personagem.



Mafalda é uma menina de 6 anos que possui um humor sagaz, é inteligente na escola, contestadora das coisas que acontecem ao seu redor, defensora da democracia, defensora também dos direitos das crianças, tece críticas a desigualdade social, é fã dos Beatles e odeia sopa.


Ela teve suas histórias publicadas até 1973, mas, sua popularidade desde então permanece viva até hoje, pois muitos veem a garota como um dos símbolos culturais e artísticos da América do Sul, a ponto de ter uma bela estátua em um banco de praça na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.


Portanto, Malfada também é uma personagem cativante, ao enaltecer sentimentos de empatia e solidariedade ao mundo. Prova disso, são os livros que já foram traduzidos para mais de 30 idiomas e publicados em inúmeros países, entre eles, o Brasil onde sua popularidade é enorme, a ponto de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, publicar um quadrinho para homenagear a personagem.


Confira abaixo um dos famosos quadrinhos de Mafalda e também uma homenagem de Mauricio de Sousa a personagem do cartunista argentino:



Quino faleceu no dia 30 de setembro de 2020 aos 88 anos, 3 anos após o falecimento de Alicia Colombo sua esposa e uma de suas maiores inspirações.


Quino é um artista que merece ser homenageado sempre. Parabéns ao Google pela belíssima homenagem!

 


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page