top of page

Em 'EADDA9223', Fito Páez celebra sua obra-prima com um disco que abraça o coletivo e esbanja paixão

O disco "El Amor Después del Amor", lançado no ano de 1992, é considerado atualmente como o álbum mais vendido e aclamado da história do rock argentino.

Foto: Sebastian Arpesella.


A Argentina é um país bastante rico em arte, que merece ser apreciado e amado. Na literatura, temos prestigiados escritores como Jorge Luis Borges, Ernesto Sabato e Julio Cortázar, no cinema tem filmes ótimos como o "Argentina,1985", nos quadrinhos há a presença da icônica personagem Mafalda que é uma criação do cartunista Quino e na música uma seletividade de excelentes músicos, principalmente no Rock, que vai de grandes artistas como Charly García, Gustavo Cerati, Luis Alberto Spinetta e Fito Páez.


O argentino Rodolfo Páez, mais conhecido como Fito Páez, é um dos nomes mais importantes da história do Rock Argentino. Em 2023, ele tem muitos motivos para comemorar, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Na vida pessoal, ele tem uma relação muito boa com seus filhos, está noivo da atriz Eugenia Kolodziej e completou 60 anos no dia 13 de março. Já na vida profissional, ele tem lançado discos muito bons e está sendo bem homenageado na minissérie "Fito Páez: El Amor Después del Amor", uma produção da Netflix Argentina, cujo nome em português é "Amor e Música: Fito Páez". Além disso, ele decidiu reviver seu clássico álbum "El Amor Después del Amor" em "EADDA9233", um lançamento muito bem feito, repleto de muitas participações especiais, para registrar mais amor e arte pelo mundo em 2023.



Para quem não sabe, o disco "El Amor Después del Amor", lançado em 1992, é considerado atualmente como o álbum mais vendido e aclamado da história do Rock Argentino. Com muitas vendas e elogios, o álbum conta com diversas participações especiais, que vão desde Mercedes Sosa até Charly García e Gustavo Cerati. Sua sonoridade é muito boa e o álbum figura nas mais importantes listas de música devido à sua alta qualidade.


No novo trabalho, ele resgatou e atualizou esse registro de forma magnífica, com a presença de músicos novos da cena musical Argentina, artistas renomados do Rock da Argentina e artistas de outras nacionalidades. Isso faz com que todos entrem na sintonia sonora desse álbum, que merece a audição e divulgação, pois marca a presença de encontros marcantes e sons que são simplesmente magníficos.



"EADDA9223" possui as mesmas músicas que "El Amor Después del Amor", com destaque inicial para a sua faixa de abertura, o hit "El Amor Después del Amor", que aqui ganha elementos de piano, orquestra e assobios. Isso traz uma carga emocional forte, fazendo dela uma espécie de versão acústica muito bem feita da sua versão de 1992, que era extremamente elétrica. Mesmo assim, ela mostra bem a sua profundidade com um som hipnotizante, ao exaltar de forma significativa o seu recado de que ninguém pode viver sem amor.


Como dito anteriormente, esse trabalho conta com a presença de artistas de outras nacionalidades, com destaque para dois nomes gigantes da música brasileira, que são Chico Buarque e Marisa Monte, e abre espaço também para o britânico Elvis Costello, a chilena Mon Laferte e a mexicana Ángela Aguilar para participarem dessa bonita celebração.

Chico Buarque empresta sua voz para "Pétalo de Sal", que aqui possui um tom melancólico elevado, com arranjos extremamente bonitos e bem orquestrados, que poderiam facilmente fazer parte de algum disco da maravilhosa discografia do artista carioca. Chico trouxe para canção uma melancolia linear e afinada, proporcionando um belo encontro musical. Marisa Monte aparece em "Un Vestido y Un Amor", que, por acaso, possui um som semelhante à sua versão original. Porém, essa nova paisagem consegue ficar um pouco mais pop por conta da voz doce da cantora carioca, que fez dessa canção um dueto belíssimo ao exaltar bem suas vozes e trazer uma sonoridade leve aos seus instrumentos.



Elvis Costello está em "Tráfico por Katmandú", que traz elementos de Jazz e de Rock, o que tornou essa participação extremamente rica em um som bem solar, deixando marcas, de forma positiva. Uma colaboração que rendeu uma colisão bonita entre dois nomes que fazem da música uma verdadeira paixão. O argentino Andrés Calamaro, que era convidado de 1992, volta a colaborar com Fito Paez e convida Conociendo Rusia, que é atualmente um dos grandes nomes atuais do Indie Rock na Argentina, para fazer uma versão muito boa com eles de "La Rueda Mágica", cujo som atrai antigos e novos fãs ao mesmo tempo que energiza com um rock bem produzido, elevado e contagiante.


Mon Laferte coloca na faixa "Sasha, Sissí y El Círculo De Baba" ares bonitos e contagiantes, que são acompanhados por um som que mescla bem entre o Rock Alternativo e o Pop, e vozes bem afiadas. Enquanto que Ángela Aguilar faz de "Brillante Sobre el Mic" um som menos dramático comparado ao original, e aqui possui uma leveza muito grande, o que torna essa canção em verdadeiros suspiros de amor para os ouvidos.


"A Rodar Mi Vida" e "Dos Días En La Vida" trazem sons bem explosivos e cheios de intensidade. A primeira faixa citada conta com as presenças de Leiva e David Lebón, que foi integrante das famosas bandas Pescado Rabioso e Serú Girán. Já a segunda faixa possui as presenças de Lali e Nicki Nicole, duas cantoras novas que fazem parte do cenário atual do Pop Argentino e Latino Americano.


Depois de ouvir "EADDA9223" por completo, chega-se à conclusão de que ele captou de forma positiva, a importância do talento de Fito Paez para a música, com um legado extremamente atemporal. Deixou "El Amor Después del Amor" ainda mais relevante e registrou uma celebração cultural que merece reconhecimento. Mostra um músico amadurecido e atento às novidades, e escancara o quanto o Rock Argentino está repleto de coisas boas para conhecer e ouvir. Felizmente, esse disco é um daqueles registros que merecem ser apreciados de forma eterna pelas pessoas, por falar de amor com originalidade e magistralidade.

 

EADDA9223

Fito Páez


Lançamento: 30 de maio de 2023

Gênero: Rock

Ouça: “Pétalo de Sal”, "La Rueda Mágica", "Brillante Sobre el Mic", “Un Vestido y Un Amor”

Humor: Politizado, Romântico, Festivo


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Ouça "Pétalo de Sal" de Fito Paez com Chico Buarque:




158 visualizações0 comentário
bottom of page