top of page

David Seidler, roteirista de 'O Discurso do Rei', morre aos 86 anos


David Seidler teve uma carreira muito celebrada. Ele era mais conhecido por escrever o roteiro  de 'O Discurso do Rei'

David Seidler
Foto: Reprodução


Morreu no último sábado (16), o roteirista David Seidler, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2011 pelo filme ‘O Discurso do Rei’.


Quem confirmou a notícia foi seu empresário Jeff Aghassi. David Seidler morreu na Nova Zelândia, durante uma viagem de pesca. 


"David estava no lugar que ele mais amava no mundo, a Nova Zelândia, fazendo o que ele mais gostava, que é pescar", afirmou Aghassi. "Se ele tivesse a chance, eu tenho certeza que ele teria roteirizado uma passagem exatamente como foi", completou.

 

David Seidler teve uma carreira muito celebrada. Ele era mais conhecido por escrever os roteiros das versões cinematográficas e teatrais de 'O Discurso do Rei', filme do qual ele ganhou um Oscar e dois  prêmios BAFTA.



Seidler nasceu em Londres, em 4 de agosto de 1937, em uma família judia de classe média alta. A casa de sua família foi bombardeada durante a Blitz da Segunda Guerra Mundial. Com esse e vários traumas que o roteirista sofreu ainda em sua tenra infância graças à violência da Guerra, ele desenvolveu a gagueira, uma realidade que tornaria O Discurso do Rei altamente ressonante para ele e para o público.


Ao aceitar o Oscar de 2011 de “Melhor Roteiro, Roteiro Original”, Seidler o dedicou a “todos os gagos do mundo”.


Além de O discurso do rei, Seidler vários projetos, incluindo os musicais infantis de animação ‘The King and I’,’ Quest for Camelot’ e ‘Madeline: Lost in Paris’.


Seidler ganhou seu primeiro prêmio do Writers' Guild pelo filme biográfico Onassis: O Homem Mais Rico do Mundo, de 1988, estrelado por Raul Julia como o magnata grego da navegação. Ele também coescreveu a comédia dramática de 1988 de Francis Ford Coppola, Tucker: The Man and His Dream.


No momento de sua morte, Seidler tinha vários projetos incluindo longas-metragens e séries. Ele deixa seus filhos, Marc e Maya. 

 

 

 

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page