Dave Smith, o pai do MIDI, morre aos 72 anos
top of page

Dave Smith, o pai do MIDI, morre aos 72 anos


Davi Smith. CRÉDITO: Sequential

Dave Smith, fundador da Sequential Synth e MIDI Pioneer, morreu aos 72 anos. The Cure, Bon Iver, Hot Chip e Duran Duran prestaram homenagens ao músico americano.


Uma postagem no site Sequential confirmou a notícia. “É com pesar que compartilhamos a notícia de que Dave Smith morreu. Estamos com o coração partido, mas tenha um pequeno consolo em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas”, disse o comunicado.


Smith, também conhecido como o rei do MIDI, inventou uma série de sintetizadores que foram usados ​​por artistas eletrônicos ao longo dos anos 80, bem como pelo Radiohead em seu experimental 'Kid A'.


No Twitter, Roger O'Donnell, do The Cure, escreveu: Muito triste saber da morte de Dave Smith. Ele começou a Sequential Circuits, que fez alguns dos sintetizadores mais icônicos do início dos anos 80 até agora. Ele inventou o MIDI!!! O Profeta 5 é um dos maiores sintetizadores já feitos, ele nunca será esquecido. Grande homem e um querido amigo.”


Justin Vernon, do Bon Iver, disse: “​​​​Dave Smith fez os melhores teclados de todos os tempos... (e) isso é pouco. Inovador de tanto. Inspiração. Obrigado Dave Smith.”


Hot Chip disse que eles não seriam “nada sem o que (Smith) criou” antes de chamá-lo de “uma lenda e uma pessoa incrivelmente calorosa e amigável”, enquanto Nick Rhodes, do Duran Duran, divulgou um comovente comunicado dizendo: “Estou muito triste em ouvir Dave Smith, guru dos sintetizadores e designer do Profeta V deixou nosso mundo analógico. Ele foi um pioneiro e nunca parou de procurar novos caminhos no universo dos sintetizadores.


Quando eu estava fazendo o primeiro álbum do Duran Duran, o Prophet V era um dos meus principais instrumentos, continuei a usá-lo em praticamente todos os discos que fiz desde então.


“Sem a visão e engenhosidade de Dave, o som dos anos 80 teria sido muito diferente, ele realmente mudou a paisagem sonora de uma geração. Ele tinha uma compreensão profunda do que os músicos queriam e sou eternamente grato pelas ferramentas de criação que ele forneceu”, continuou Rhodes.

 



30 visualizações0 comentário
bottom of page